Orquestra Violões do Forte de Copacabana se apresentará dia 22/1 na comemoração do Ano Novo Chinês na Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana - Foto de Rudy Trindade

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom se apresentará dia 22 de janeiro, domingo, a partir das 10h, na comemoração do Ano Novo Chinês, que será promovida na Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro (R. Gonçalves Crespo, 450 – Tijuca). A orquestra, formada por 25 jovens de baixa renda de diversos bairros do Rio de Janeiro, fará um pocket-show com três canções, entre elas “I Love China”, que será cantada por Isa Amorim em mandarim, homenageando o país. A regência será de Luiz Potter.

O Ano Novo Chinês é comemorado somente em 22 de janeiro, pois a data corresponde à segunda Lua Nova depois do solstício do inverno no hemisfério Norte. Isto porque o calendário chinês não funciona da mesma forma que o gregoriano, contado a partir do algarismo um até o infinito, mas sim por meio de ciclos, que se repetem a cada 60 anos.

“Estamos muito contentes em levar um pouco da nossa cultura e da música brasileira para comemorar o Ano Novo Chinês e promover um diálogo entre os dois países”, afirma Márcia Melchior, diretora artística da Violões do Forte.

Além dos violões, a Orquestra é composta por instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria. O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – China National Offshore Oil Corporation, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já os patrocinadores são a TIJOÁ–Energia, Vibra-Energia, Eletrobrás-Furnas e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura; e também da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e Prefeitura do Rio/Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX.

SERVIÇO:

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom na festa do Ano Novo Chinês

Local: Associação Cultural Chinesa (R. Gonçalves Crespo, 450 – Tijuca) 

Dia: 22 de janeiro (domingo), às 10h.

Acesse o site oficial da OVFC: www.violoesdofortedecopacabana.com.br/ 

Siga a Orquestra nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/violoesdoforte/ 

YouTube: https://www.youtube.com/VioloesdoForte
Facebook: https://www.facebook.com/VioloesDoForte 

Siga a Orquestra no Spotify:

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0QacyVNz1x96XzkIkvURe8 

Related posts

Jay Vaquer no Teatro Rival Petrobras

“Sufocando a Alma”: MÁ DONATO estreia no reggaeton e emociona com nova fase musical

Thalles Roberto e grandes nomes da música gospel agitam o Palco Leme no Rio Réveillon 2025