Bc. Pastoral branca

“Orquídeas no Jardim” volta ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Exposição dias 10, 11 e 12 de junho destaca Rlc. Pastoral simbolizando a paz e o amor

por Redação

A tradicional exposição de outono “Orquídeas no Jardim” está de volta!  Realizada pela OrquidaRio no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, acontece nos dias 10, 11 e 12 de junho e marca o retorno de um dos eventos mais importantes do calendário da Cidade ao Orquidário do Jardim Botânico, que reabriu à visitação pública em 1º de maio após uma grande reforma. O evento também terá oficinas abertas de cultivo, curso de ilustração botânica e venda de orquídeas.

A planta em destaque será a Rhyncholaeliocattleya Pastoral ‘Innocence’ ou Rlc. Pastoral ‘Innocence’. Anteriormente conhecida como Bc. Pastoral, é uma criação de Rolf Altenburg, um pioneiro no Brasil na obtenção de novas plantas conhecidas como híbridos.

Pelas mãos deste brasileiro, neto de alemães e fundador da Florália, amante de ópera e apaixonado por Beethoven, surgiu uma nova orquídea de flores grandes e magníficas  – resultado de um cruzamento  de duas outras orquídeas. Em 1961, Rolf Altenburg registrou na RHS – Royal Horticultural Society, na Inglaterra, a planta com o nome de Pastoral em homenagem à Sinfonia nº 6 do seu compositor favorito. 

Nascia um clássico no mundo das orquídeas. 

A planta ficou mundialmente conhecida pela forma e beleza de suas flores. De lá para cá, Rlc. Pastoral acumula prêmios nos quatro cantos do planeta com destaque para o AM/AOS – Award of Merit da American Orchid Society, em 1979 e  HCC/AOS,  a mais alta pontuação no julgamento de orquídeas da American Orchid Society.

 “Meu avô selecionou várias plantas e deu nome especial a cada uma. O destaque foi Bc. Pastoral ‘Ave Maria’, Bc. Pastoral semi-alba ‘Aniel Carnier’ e Bc. Pastoral ‘Monica’. A planta mais famosa e hoje ainda largamente comercializada é Bc. Pastoral ‘Innocence’, conta Sandra Altenburg à frente do legado do avô, falecido em 1991.

Suas plantas são robustas e de crescimento fácil, formando touceiras com frequência. Florescem no outono/inverno, independente da região onde são cultivadas. Além da Rlc. Pastoral ‘Innocence’, diversos clones podem ser encontrados em outras cores: ‘Pink Pearl’, ‘Rosa’, ‘Aniel Carnier’ (semi alba), ‘Ave Maria’

Rlc. Pastoral ‘Innocence’ tem como característica o fato de possuir as flores brancas e uma pequena mácula purpura. Pela exuberância de suas flores e por ser o branco a cor símbolo da paz, a OrquidaRio pretende, com a escolha deste tema, criar um espaço de reflexão, já que vivemos momentos de pandemia e guerra.

“Estamos muito animados com a retomada de nossas exposições. Queremos que o público se encante como sempre e aproveite para homenagear o amor, nesta data especial do Dia dos Namorados”, conta Rita Sena, presidente da OrquidaRio”.

Programação “Exposição Orquídeas no Jardim” Orquidário do Jardim Botânico junho de 2022

Sexta-feira 10/06

8 às 17h – exposição e vendas

S.O.S Orquídeas com Eng. Agrônomo Andrew Fogtman

Sábado 11/06/22

  • 8 às 17h – exposição e vendas
  • S.O.S Orquídeas com Eng. Agrônomo Andrew Fogtman
  • 10 às 13h – Oficina de “Ilustração Botânica de Orquídeas” com Dulce Nascimento (máximo 10 alunos)
  • 14 as 16h – oficina aberta “Pragas e doenças” com Eng. Agrônomo Andrew Fogtman

Domingo 12/06/22

  • 8 às 17h – exposição e vendas
  • S.O.S Orquídeas com Eng. Agrônomo Andrew Fogtman
  • 11 as 13h – oficina aberta “Cultivo de orquídeas” com prof. Ricardo Figueiredo

Serviço

  • Exposição Orquídeas no Jardim
  • Dias 10, 11 e 12 de junho de 2022 (sexta a domingo), das 8h às 17h.
  • Local: Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
  • Acessos pela Rua Jardim Botânico, 1008 (todos os dias) e R. Jardim Botânico, 920 (sábado e domingo).
  • Ingressos para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e transporte circular em carrinho elétrico à venda pelo site jbrj.eleventickets.com e na bilheteria.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via