Início » “Orquídeas no Jardim” volta ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro

“Orquídeas no Jardim” volta ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Exposição dias 10, 11 e 12 de junho destaca Rlc. Pastoral simbolizando a paz e o amor

por Redação
Bc. Pastoral branca

A tradicional exposição de outono “Orquídeas no Jardim” está de volta!  Realizada pela OrquidaRio no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, acontece nos dias 10, 11 e 12 de junho e marca o retorno de um dos eventos mais importantes do calendário da Cidade ao Orquidário do Jardim Botânico, que reabriu à visitação pública em 1º de maio após uma grande reforma. O evento também terá oficinas abertas de cultivo, curso de ilustração botânica e venda de orquídeas.

A planta em destaque será a Rhyncholaeliocattleya Pastoral ‘Innocence’ ou Rlc. Pastoral ‘Innocence’. Anteriormente conhecida como Bc. Pastoral, é uma criação de Rolf Altenburg, um pioneiro no Brasil na obtenção de novas plantas conhecidas como híbridos.

Pelas mãos deste brasileiro, neto de alemães e fundador da Florália, amante de ópera e apaixonado por Beethoven, surgiu uma nova orquídea de flores grandes e magníficas  – resultado de um cruzamento  de duas outras orquídeas. Em 1961, Rolf Altenburg registrou na RHS – Royal Horticultural Society, na Inglaterra, a planta com o nome de Pastoral em homenagem à Sinfonia nº 6 do seu compositor favorito. 

Nascia um clássico no mundo das orquídeas. 

A planta ficou mundialmente conhecida pela forma e beleza de suas flores. De lá para cá, Rlc. Pastoral acumula prêmios nos quatro cantos do planeta com destaque para o AM/AOS – Award of Merit da American Orchid Society, em 1979 e  HCC/AOS,  a mais alta pontuação no julgamento de orquídeas da American Orchid Society.

 “Meu avô selecionou várias plantas e deu nome especial a cada uma. O destaque foi Bc. Pastoral ‘Ave Maria’, Bc. Pastoral semi-alba ‘Aniel Carnier’ e Bc. Pastoral ‘Monica’. A planta mais famosa e hoje ainda largamente comercializada é Bc. Pastoral ‘Innocence’, conta Sandra Altenburg à frente do legado do avô, falecido em 1991.

Suas plantas são robustas e de crescimento fácil, formando touceiras com frequência. Florescem no outono/inverno, independente da região onde são cultivadas. Além da Rlc. Pastoral ‘Innocence’, diversos clones podem ser encontrados em outras cores: ‘Pink Pearl’, ‘Rosa’, ‘Aniel Carnier’ (semi alba), ‘Ave Maria’

Rlc. Pastoral ‘Innocence’ tem como característica o fato de possuir as flores brancas e uma pequena mácula purpura. Pela exuberância de suas flores e por ser o branco a cor símbolo da paz, a OrquidaRio pretende, com a escolha deste tema, criar um espaço de reflexão, já que vivemos momentos de pandemia e guerra.

“Estamos muito animados com a retomada de nossas exposições. Queremos que o público se encante como sempre e aproveite para homenagear o amor, nesta data especial do Dia dos Namorados”, conta Rita Sena, presidente da OrquidaRio”.

Programação “Exposição Orquídeas no Jardim” Orquidário do Jardim Botânico junho de 2022

Sexta-feira 10/06

8 às 17h – exposição e vendas

S.O.S Orquídeas com Eng. Agrônomo Andrew Fogtman

Sábado 11/06/22

  • 8 às 17h – exposição e vendas
  • S.O.S Orquídeas com Eng. Agrônomo Andrew Fogtman
  • 10 às 13h – Oficina de “Ilustração Botânica de Orquídeas” com Dulce Nascimento (máximo 10 alunos)
  • 14 as 16h – oficina aberta “Pragas e doenças” com Eng. Agrônomo Andrew Fogtman

Domingo 12/06/22

  • 8 às 17h – exposição e vendas
  • S.O.S Orquídeas com Eng. Agrônomo Andrew Fogtman
  • 11 as 13h – oficina aberta “Cultivo de orquídeas” com prof. Ricardo Figueiredo

Serviço

  • Exposição Orquídeas no Jardim
  • Dias 10, 11 e 12 de junho de 2022 (sexta a domingo), das 8h às 17h.
  • Local: Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
  • Acessos pela Rua Jardim Botânico, 1008 (todos os dias) e R. Jardim Botânico, 920 (sábado e domingo).
  • Ingressos para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e transporte circular em carrinho elétrico à venda pelo site jbrj.eleventickets.com e na bilheteria.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via