O futebol brasileiro é repleto de rivalidades, com muitos duelos centenários e uma história rica. Muitas nasceram no começo do esporte, com arquibancadas improvisadas, gramados instáveis e regras em construção.
Depois, atravessaram fases e mudanças, da elite às multidões, da rua ao estádio, do amadorismo ao profissionalismo, do rádio à TV. E, mesmo assim, seguem sendo “o mesmo jogo”, repleto de rivalidade e momentos marcantes.
A rivalidade histórica entre os maiores clubes do país não se limita às quatro linhas. Hoje, esses confrontos também movimentam plataformas como os sites de apostas, reforçando o impacto cultural e econômico dos clássicos. Jogue com responsabilidade.
Clássico Vovô: o primeiro dérbi do Brasil
O duelo entre Fluminense e Botafogo, conhecido como o Clássico Vovô, é considerado o primeiro dérbi do Brasil e por isso leva esse nome, por ser um duelo bem tradicional.
O primeiro encontro entre eles foi no dia 22 de outubro de 1905, com triunfo do Tricolor por 6 a 0. Até hoje, foram 385 jogos disputados entre os rivais, com 131 vitórias do Botafogo e 142 para o Fluminense.
Grenal e Clássico dos Clássicos: rivalidades centenárias
Se o Clássico Vovô inaugura a história, outros duelos centenários mostram como o Brasil criou diferentes “escolas de rivalidade”, cada uma ligada à geografia, ao temperamento local e ao modo como o futebol foi absorvido.
O Grenal, entre Grêmio e Internacional, leva a fama de ser um dos maiores clássicos do mundo, dividindo o Rio Grande do Sul em duas cores, azul e vermelho. A primeira partida entre eles foi em 1909, com goleada para o Imortal por 10 a 0.
Ao todo, já foram 448 partidas entre eles, com vantagem do Colorado que venceu 165 vezes. Além disso, foram 141 empates e 141 triunfos do Grêmio.
Dérbi Campineiro e a força do interior paulista
O interior também tem a sua força, e o Dérbi Campineiro entre Ponte Preta e Guarani mostra isso. Os rivais se enfrentaram pela primeira vez em 1912, em jogo sem o resultado revelado.
O clássico é marcado pelo equilíbrio. Até aqui, são 212 jogos, com 71 vitórias do Guarani, 70 da Ponte Preta, 70 empates e um resultado desconhecido. No número de gols marcados, a Macaca leva vantagem por um, 276 a 275.
Fla-Flu e o clássico mais charmoso do Brasil
O Fla-Flu, duelo entre Flamengo e Fluminense, é frequentemente lembrado como um dos clássicos mais charmosos do futebol brasileiro. O primeiro confronto aconteceu em 1912, e já nasceu com roteiro emocionante, na vitória do Tricolor por 3 a 2.
Ao longo da história, o duelo também ficou marcado por uma tarde monumental no Maracanã: em 1963, registrou um recorde de público, com 194.603 torcedores presentes, reforçando o tamanho cultural que esse jogo sempre teve no Brasil.
No histórico geral entre eles, foram 460 jogos, com 168 vitórias para o Flamengo, 149 empates e 143 para o Fluminense.
Dérbi Paulista: um dos confrontos mais emblemáticos
Ainda chamado de Palestra Itália, o Palmeiras enfrentou o Corinthians no primeiro Dérbi Paulista em 1917, com triunfo palestrino por 3 a 0. Desde então, foram diversos duelos históricos, em uma rivalidade que atravessa o campo, não permitindo que jogadores e torcedores usem as cores do rival no dia a dia.
Ao todo são 388 jogos entre eles, com 136 vitórias do Verdão, 133 do Timão e 119 empates.
Ba-Vi: rivalidade além do campo
O Ba-Vi, entre Bahia e Vitória, é uma das maiores rivalidades regionais. As equipes dividem o estado em dois lados, afunilando a disputa principalmente em Salvador, cidade de ambos.
O primeiro duelo foi em 1932, com triunfo do Tricolor de Aço por 3 a 0. Desde então, já somam 504 encontros, com vantagem do Bahia, que venceu 196 vezes. Além disso, foram 154 empates e 154 triunfos do Leão.
Outros clássicos de peso pelo Brasil
De norte a sul, o Brasil é um celeiro de rivalidades e mantém diversos clássicos de enorme tradição e impacto cultural. Não podemos deixar de citar:
- Majestoso (SP) — Corinthians x São Paulo
- Choque-Rei (SP) — São Paulo x Palmeiras
- Clássico Mineiro (MG) — Atlético-MG x Cruzeiro
- Clássico-Rei (CE) — Ceará x Fortaleza
- Re-Pa (PA) — Remo x Paysandu
- Clássico das Multidões (PE) — Sport x Santa Cruz
- Clássico dos Clássicos (PE) — Sport x Náutico
- Athletiba (PR) — Athletico-PR x Coritiba
- Clássico das Multidões (AL) — CRB x CSA
- Clássico da Capital (SC) — Avaí x Figueirense
- Clássico-Rei (RN) — ABC x América-RN
- Clássico da Saudade (SP) — Palmeiras x Santos
- San-São (SP) — Santos x São Paulo