Os Quatro e Meia acabam de anunciar a primeira incursão em território brasileiro. A banda vai viajar até ao país irmão para se apresentar no Teatro Riachuelo no dia 30 de outubro. Depois da estreia em território internacional, com concertos em Macau e Londres, a banda prepara-se agora para levar os vários êxitos que os posicionaram em Portugal como uma das mais bem sucedidas bandas da última década, ao continente sul americano. Na bagagem levam consigo o novo álbum no qual se encontram a trabalhar, para ser editado ainda este ano.
2024 já soma prémios e nomeações, com a recente notícia do prémio atribuído pela gala aRi[t]mar, que na sua nona edição elegeu através do voto do Público que a canção “Na Escola”, foi a Melhor Música de 2023 em Portugal. Foi também revelada a lista de nomeados da 6.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, estando Os Quatro e Meia apontados para o prémio “Melhor Grupo”.
Os Quatro e Meia têm acumulado vitórias ao longo dos últimos anos e o reconhecimento é merecido. Em 2022 teve lugar um concerto no Estádio Cidade de Coimbra, perante 17 mil pessoas, em novembro de 2023 esgotaram a maior sala do País (MEO Arena), com meio ano de antecedência, receberam ainda o Globo de Ouro na categoria “Melhor Canção”, com o single “Na Escola”, e foram a banda convidada pela Câmara Municipal de Lisboa para o grande concerto de final do ano, que encheu o Terreiro do Paço com milhares de pessoas.
Quatro e Meia
Formada a 25 de maio de 2013, os Quatro e Meia são uma banda original de Coimbra. E foi precisamente uma atuação de sucesso de um grupo de universitários conimbricenses num espetáculo para angariar fundos para uma academia de dança, que ditou o destino destes seis amigos.
Pedro Figueiredo (bateria e percussões), Tiago Nogueira (voz e guitarra) e Ricardo Liz Almeida (voz e guitarra) são antigos membros da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra. Já Mário Ferreira (acordeão, piano e coros) e Rui Marques (baixo e contrabaixo) são antigos membros da Quantunna, Tuna Mista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. João Cristóvão (violino e bandolim) era membro da Tuna Académica da Universidade de Coimbra.
Além da música, Pedro, Ricardo e Tiago são médicos, Rui é engenheiro civil, Mário é engenheiro informático e João, professor de música. Com ritmos de pop e folk, o grupo tem conquistado algumas das mais importantes salas nacionais e, agora, prepara-se para rumar ao norte com dois concertos muito especiais.
Teatro Riachuelo
O prédio, tombado como patrimônio histórico-cultural, é imponente e se destaca na Rua do Passeio, número 40, reunindo passado, presente e futuro em um só lugar. O ícone da belle époque brasileira ficou com as portas fechadas por dois anos até 2016, quando foi devolvido à população como Teatro Riachuelo Rio, sempre com uma programação plural e acessível. Desde então, foram realizadas diversas peças, musicais, concertos e shows.
Com uma área de aproximadamente 3.500 m², o teatro oferece uma estrutura completa para seus frequentadores, incluindo foyer, salas de ensaio, escritórios, camarins, área externa e uma grande sala com plateia para 999 pessoas. Mais do que um espaço físico, o teatro representa um compromisso com a promoção da cultura e da arte em suas diversas formas. O espaço conta ainda como o Bettina, Café & Arte, que além de abrir como bomboniere para atender ao público do teatro, funciona também para café da manhã e almoço.
Serviço:
Os Quatro e Meia
Data: Quarta, 30 de outubro às 20h
Vendas presenciais: https://bileto.
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Valor: entre R$25,00 e R$130,00