OSB Jovem apresenta Concerto Afetividade na Sala Cecília Meireles

OSB Jovem - Cidade das Artes - Foto de Renato Mangolin

A Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem retorna à Sala Cecília Meireles no dia 16 de julho, às 19h, para mais uma apresentação da Temporada Diversidade, desta vez com o Concerto Afetividade. Sob a batuta da maestra convidada Vilane Trindade, o repertório contempla obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Denise Garcia e Christoph Gluck.

Surpreende pensar que Wolfgang Amadeus Mozart ainda era um adolescente quando escreveu quase metade das suas 41 sinfonias. Embora aquelas compostas após 1780 (Nos. 34 – 41) sejam hoje consideradas suas excursões mais primorosas no gênero, é entre os anos de 1770 e 1773 que se concentra o seu período sinfônico mais fértil. Uma após a outra, as obras dessa janela temporal testemunham não só uma busca do jovem Mozart por um estilo pessoal, mas também a maturação de seu intelecto e do seu espírito. A Sinfonia nº 21, em Lá Maior, K. 134, que abre esse concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, foi a última do ano de 1772.

O programa do concerto segue com Trêspassos da compositora contemporânea brasileira Denise Garcia. Na obra, ela lança mão de uma linguagem moderna e direta, sem o que chamou de “saudosismo nacionalista”.

Encerrando o espetáculo, o conjunto apresentará excertos sinfônicos de Orfeu e Eurídice, do compositor Christoph Willibald Gluck. O alemão é considerado um dos grandes revolucionários da ópera e o responsável por abolir certa rigidez limitante dos modelos italianos em função de uma expressividade que se transmite por caminhos mais simples e impactantes: um elenco menor, um enredo que se desdobra sem rodeios e, acima de tudo, melodias cativantes que comovem de imediato. Orfeu e Eurídice narra a descida do semideus ao mundo dos mortos em busca de sua amada, e para além de árias e recitativos de profunda sensibilidade, conta ainda com interlúdios que amarram e conferem unidade do trabalho; a OSB Jovem interpretará três deles.

“Esse é o terceiro ano que apresentamos a OSB Jovem e temos uma felicidade muito grande de poder ter proporcionado seu retorno e estar proporcionando a sua continuidade. Essa parceria é um reflexo da nossa agenda de patrocínios culturais que reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a educação, a inovação, a diversidade, a equidade e a inclusão” – comenta Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.

PROGRAMA:

  • WOLFGANG AMADEUS MOZART – Sinfonia nº 21
  • DENISE GARCIA – Três Passos
  • CHRISTOPH GLUCK – Dança das Fúrias, Dança dos Espíritos abençoados e Ballet da ópera “Orfeu e Eurídice”

SERVIÇO:

OSB Jovem | Programa Afetividade

  • Dia 16 de julho (quarta-feira), às 19h
  • Local: Sala Cecília Meireles (R. da Lapa, 47 – Lapa, Rio de Janeiro – RJ)
  • Ingressos: R$10,00 (R$5,00 meia)

ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA JOVEM:

Em seu terceiro ano de atividades, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem continua firme em sua proposta de renovar o cenário musical brasileiro. A iniciativa, retomada em 2023, oferece aos músicos em início de carreira a estrutura necessária para uma experiência completa de formação, combinando aperfeiçoamento técnico, ampliação de repertório e mentoria com músicos experientes. O conjunto é composto por músicos com idades entre 18 e 30 anos, que foram selecionados considerando critérios socioeconômicos para promoção da diversidade e inclusão social. A Shell é mantenedora do projeto.

Shell Brasil:

Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell.

A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Related posts

Carioca da Gema celebra o Dia do Samba com noite especial dedicada à cultura afro-brasileira na Lapa

O ritmo mais carioca de todos vai tomar conta do Vista Bar

Jessica von Lehsten Goes realiza primeira mostra individual na Galeria Cândido Mendes, em Ipanema, com abertura dia 04 de dezembro (quinta-feira)