OSB Jovem apresenta concerto com obras de Mozart e Dvořák na Sala Cecília Meireles

OSB Jovem - Cidade das Artes - Foto de Renato Mangolin

No dia 28 de julho, às 11h, a Sala Cecília Meireles será palco de mais uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Sob regência de Anderson Alves, o programa será composto pelo Concerto para dois pianos nº 10, de Mozart, tendo Linda Bustani e Willian Lizardo como solistas, e pela Sinfonia nº 9 “Novo Mundo” de Dvořák.

A primeira obra a ser interpretada será o Concerto para 2 pianos nº 10, de Wolfgang Amadeus Mozart. Composto em 1779, trata-se de uma peça vibrante que destaca a interação dinâmica e a harmonia entre os dois pianistas acompanhados pela orquestra. Conhecida por sua alegria e complexidade, a obra é um excelente exemplo do estilo clássico de Mozart, com passagens melódicas cativantes e diálogos intrincados entre os solistas.

Após o intervalo, a orquestra apresentará a Sinfonia nº 9 ‘Novo Mundo’ Op. 95″ de Dvořák. Composta em 1893, durante a estadia de Dvořák nos Estados Unidos, esta sinfonia é uma fusão inovadora de temas americanos com a música tradicional europeia. A sinfonia é conhecida por suas melodias evocativas e sua habilidade em capturar a essência da experiência americana, incluindo influências da música folclórica e espiritual. É uma obra que transmite uma sensação de descoberta e esplendor, refletindo tanto a nostalgia da terra natal quanto a admiração pelo novo mundo que Dvořák explorava.

OSB JOVEM:

Em 2024, a OSB Jovem realiza seu segundo ano de atividades com temporada própria e mentoria de músicos da OSB. O grupo reúne 50 músicos em busca de desenvolvimento musical, prática orquestral e perspectiva de carreira que foram selecionados levando em conta critérios de diversidade e inclusão social. Com o retorno da OSB Jovem, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira reafirma seu compromisso com a educação musical, presente em tantos outros projetos. A Shell é mantenedora do projeto. “Estamos muito felizes em poder contribuir com a continuidade da OSB Jovem por mais um ano. É um projeto que engloba vários de nossos objetivos com patrocínios culturais; uma iniciativa que impulsiona vidas, traz a diversidade e a inclusão de grupos minoritários e promove o desenvolvimento humano através da cultura. Nós acreditamos na força da cultura como fator transformador da sociedade e a OSB Jovem é o reflexo dessa transformação na vida desses jovens e das suas famílias.” – comenta Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação da Shell Brasil.

Saiba mais em

www.osb.com.br

www.conexõesmusicais.com.br 

PROGRAMA:

WOLFGANG AMADEUS MOZART – Concerto para 2 pianos N.10, K365/316a 

  1. Allegro

  2. Andante

  3.  Rondo-Allegro

– Intervalo – 

ANTONÍN DVOŘÁK – Sinfonia N.9. “Novo Mundo” Op. 95 

  1. Adagio

  2. Largo

  3. Scherzo. Molto Vivace

  4. Allegro con fuoco     

SERVIÇO:

OSB Jovem na Sala Cecília Meireles

  • Dia 28 de julho (domingo) – 11h
  • Local: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro)
  • Ingressos: R$10,00 inteira e R$5,00 meia
  • (Disponíveis na bilheteria da Sala e no site Eleven Tickets)

Related posts

Lobão Power Trio traz show especial pra nova lona

Groundation na turnê “Candle Burning”

Ana Frango Elétrico encerra turnê “Me Chama de Gato que Eu Sou Sua”