Ovos no café da manhã são aliados poderosos para quem busca controlar o apetite e manter uma alimentação equilibrada. Isso porque as proteínas de alta qualidade presentes nos ovos promovem uma maior sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir a vontade de comer em excesso ao longo do dia. Além disso, os ovos contribuem para a estabilização dos níveis de glicose no sangue, um fator importante para o controle do peso e para a manutenção da energia.
Com vitaminas do complexo B, ferro, selênio e colina, os ovos também fornecem nutrientes essenciais para a preservação da massa magra durante dietas para emagrecimento. O consumo moderado de ovos, não representa riscos para o controle do colesterol, podendo inclusive beneficiar o perfil lipídico.
Para André Carvalho, diretor de Marketing e Inovação da Mantiqueira Brasil, “os ovos são alimentos completos, fonte de proteínas de alto valor biológico, e seu papel na saciedade e no controle do peso tem ganhado destaque em pesquisas recentes, o que reforça sua importância na alimentação equilibrada.”
Perguntas para a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil:
- Como os ovos atuam no controle do apetite e na saciedade, especialmente em dietas para emagrecimento?
A proteína do ovo contém todos os aminoácidos essenciais e estimula a liberação dos hormônios GLP-1 e GIP, que são produzidos no intestino e modulam a secreção de insulina e glucagon. Além disso, ela promove um esvaziamento gástrico mais lento e apresenta maior saciedade quando comparada aos carboidratos.
- Quais nutrientes presentes nos ovos são importantes para manter a massa magra durante a perda de peso?
É importante lembrar que o organismo necessita de proteínas em quantidades adequadas para manutenção das necessidades, afinal a proteína exerce várias funções no organismo além da manutenção muscular – é fundamental para transporte, sistema imune, produção de enzimas e hormônios, função estrutural.
Durante o processo de emagrecimento, a ingestão de proteínas é fundamental, mas as vitaminas do complexo B, vitaminas lipossolúveis e minerais são fundamentais para que ocorra todas as reações enzimáticas. As gorduras do ovo favorecem a absorção de vitaminas lipossolúveis e carotenoides.
- É possível incluir ovos diariamente na dieta sem riscos para o colesterol?
Sim, Ovos podem ser consumidos diariamente. Os estudos mostram que o consumo de ovos não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e o estudo mostrou que o consumo de ovo com a redução do carboidrato na dieta aumentou o HDL colesterol, o colesterol bom.
- Que dicas daria para quem quer usar os ovos como aliado no emagrecimento de forma saudável?
Estudos foram realizados com o consumo de ovos no café da manhã, já bem estabelecido pelas pessoas, consumo de ovo no almoço e a minha dica é consumir ovos no lanche da tarde ou final do dia, pois o intervalo entre o almoço e jantar é maior e assim a pessoa pode chegar com uma forma mais controlada no jantar.
