O Festival de Teatro do Rio de Janeiro, realizado pelo Instituto Evoé e pelo Governo Federal, em parceria com a Aventura — de Aniela Jordan, Luiz Calainho e Giulia Jordan —, realiza sua primeira edição com uma grande novidade: o Palco 360°, um espaço inteiramente dedicado à formação, ao debate e às trocas sobre a cena teatral contemporânea, no Teatro Adolpho Bloch. O evento é 100% gratuito e acontece até o dia 2 de novembro, no Rio de Janeiro.
O Palco 360° será dividido em duas frentes: Contracena, com debates e painéis sobre a cena teatral contemporânea; e Teatro.Lab, com o curso “O Teatro de Nelson Rodrigues”.
As aulas serão gratuitas e os interessados precisarão se inscrever através de um link disponibilizado no site do Festival – https://
PROGRAMAÇÃO – PALCO 360° (Teatro Adolpho Bloch)
CONTRACENA
Painel: Acessibilidade
25 de outubro, às 19h.
Com Bel Kutner, Bruno Ramos, Leda Spelta e Rodrigo de Bonis.
Mediação: Graciela Pozzobon.
Um convite para produtores, artistas e fazedores de cultura para uma conversa esclarecedora sobre teatro acessível. Serão abordados aspectos da produção e disponibilização dos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência no teatro, além de estratégias de recepção acolhedora e adequada para o público usuário dos recursos de acessibilidade.
Painel: Encontro de Companhias
27 de outubro, às 19h.
Com Paulo de Moraes (Armazém Companhia de Teatro), Debora Lamm (Cia Omondé), Leandro Santanna (Cia Queimados) e Cesar Augusto (Cia dos Atores).
Mediação: Fátima Sá.
Uma troca entre criadores e coletivos que constroem, dia após dia, o teatro brasileiro. O painel é uma oportunidade para mergulhar na trajetória e nas experiências de grupos que trabalham na coletividade, fazendo dela uma forma de arte e de resistência. Cada uma dessas companhias representa uma forma singular de pensar a cena, o processo e o diálogo com o público. E juntas, elas nos ajudam a entender como o teatro em grupo continua sendo um dos pilares mais fortes da cultura brasileira.
TEATRO.LAB – Curso “O Teatro de Nelson Rodrigues”
Um mergulho profundo no universo de um dos maiores dramaturgos brasileiros. Serão quatro encontros gratuitos que exploram, na prática e na teoria, as obsessões, contradições e a força poética das peças do autor. Com Pedro Henrique Müller
14/10 (terça) – Aula 1: “Vomitar-nos a nós mesmos”
Introdução à obra de Nelson Rodrigues. Horário: 19h às 22h
15/10 (quarta) – Aula 2: “O Mar levará tudo: a casa, os retratos e os espelhos”
Horário: 19h às 22h
21/10 (terça) – Aula 3: “O dedo na goela”
Horário: 19h às 22h
22/10 (quarta) – Aula 4: “O punhal de prata num olho que chora: O Trágico Moderno”
Horário: 19h às 22h
Teatro Adolpho Bloch
Localizado no histórico Edifício Manchete, na Glória, Rio de Janeiro — projetado por Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx —, o Teatro Adolpho Bloch é palco de momentos célebres da nossa cultura. Desde maio de 2019, o Instituto Evoé é responsável por devolver ao Rio de Janeiro esse espaço icônico, porém ainda mais moderno, transformado em um complexo cultural.
Graças à genialidade de Niemeyer, que criou um palco reversível, tornou-se possível, em um período desafiador como a pandemia, promover espetáculos e eventos tanto na área externa, ao ar livre, quanto na interna — ou nas duas ao mesmo tempo — em formato arena, proporcionando aos artistas, produtores, além dos cariocas e turistas, múltiplas formas de se criar e consumir arte e entretenimento.
A construção é um ícone carioca, na arquitetura e na história que carrega. O espaço tem capacidade para 359 lugares internos e 120 externos, e um palco de 140 m², equipado com a melhor estrutura. O espaço abriga ainda o bistrô Bettina Café & Arte.