Com residências artísticas com nomes do Coletivo 2050 durante o ano de 2026 e realização de eventos abertos ao público, UPLOAD inicia sua programação a partir deste fim de semana no Futuros – Arte e Tecnologia. O projeto vai permitir que os artistas participantes desenvolvam seus processos criativos, possibilitando a pesquisa, a experimentação e a troca de experiências com a comunidade em eventos musicais, oficinas, palestras e exposições. Sábado, dia 25, uma palestra e um evento musical marcam a primeira atividade com entrada franca.
De 18h às 20h, uma palestra com o grupo de artistas do Coletivo 2050 – movimento artístico do Morro do Santo Amaro – propõe o questionamento: “Quais são as confluências entre Arte, Vida e Tecnologias?”. Participam da atividade Cety Soledad, ClickByCria, GB, Gean Guilherme, GPS, Luan Guilherme, Osvaldo Eugênio Junior, Ottis Ots, Rafael Velez, Ronald Nascimento e RX, mediados por Leo Moraes, curador do UPLOAD. Em seguida, entre 20h30 e 22h30, é a vez do Meta Baile com DJs, um evento que estabelece uma conexão entre a performance do DJ e a tecnologia por meio de realidade virtual, comandado por Nico, Anninha, JujuBPM e Crazy Jeff.
A junção de residências artísticas e programação plural aberta à comunidade marcam o projeto UPLOAD. A proposta valoriza o processo e propõe o diálogo com diferentes comunidades e o intercâmbio cultural que amplia repertórios e abre novas perspectivas para a prática artística. Os dois ciclos de residência com artistas do Coletivo 2050 irão promover uma mostra de atividades culturais e artísticas aberta ao público que serão realizadas no Futuros – Arte e Tecnologia e no espaço do 2050, no Morro Santo Amaro. A programação no centro cultural também irá constar de ações educativas com escolas públicas, estações educativas e oficinas para toda a família.
O Upload é realizado pela Zucca Produções e correalizado pelo Futuros – Arte e Tecnologia e pelo Coletivo 2050, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, com patrocínio da Serede, Oi, Eletromidia, Rastro,Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC.
SERVIÇO
Data: 25 de outubro, sábado
De 18h às 20h – Palestra Quais são as confluências entre Arte, Vida e Tecnologias?
De 20h30 às 22h30 – Meta Baile com DJs
Local: Futuros – Arte e tecnologia
Endereço: R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Entrada franca
Futuros – Arte e Tecnologia
Inaugurado há 20 anos, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia é um espaço de exibição, criação e inovação artística. Com uma programação gratuita voltada a todos os públicos, o espaço promove e recebe exposições, apresentações artísticas, espetáculos teatrais, entre outros eventos que convidam o público a refletir sobre temas que norteiam sua linha curatorial, como meio ambiente, ancestralidade, diversidade, educação e tecnologia. O Futuros abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que mantém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil e atividades interativas sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.
O centro cultural tem gestão do Instituto Futuros. Desde agosto de 2025, o Futuros – Arte e Tecnologia recebe o projeto Upload, realizado pela Zucca Produções, e correalizado pelo Futuros – Arte e Tecnologia e pelo Coletivo 2050, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, com patrocínio da Serede, Oi, Eletromidia, Rastro,Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC.