Para celebrar o Dia Nacional do Samba na Glória, encontro de 3 emblemáticas Rodas de Samba da cidade: Terreiro de Mangueira, Time de Crioulo e Sambastião

Rodas de samba

O Bairro da Glória concentra hoje boa parte das principais Rodas de Samba da cidade. Bairro boêmio, reduto de sambistas ilustres como Jackson do Pandeiro, Cartola, Clementina de Jesus, Wilson das Neves, Ataulfo Alves, Mário Lago, Elton Medeiros, Áurea Martins, Paulo Cesar Pinheiro, Paulão 7 Cordas, Moacyr Luz, Tereza Cristina, Toninho Gerais, Edson Cortez, Lula Matos, Jorge André, Marcelo Correa, Marina Íris, João Martins, entre outros.

Palco da celebração do Samba, território de transição, situado entre a Lapa, Santa Teresa, Flamengo e Catete. No arborizado bairro da Glória, acontecem atualmente mais de 50 Rodas de Samba por ano, de janeiro a dezembro, em espaços públicos, mobilizando mais de 20 mil pessoas, mensalmente, de acordo com o mapeamento anual realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro através do Programa de Desenvolvimento cultural Rede Carioca de Rodas de Samba, incentivando a geração de renda e o consumo local.

“As Rodas de Samba existentes no bairro, são Patrimônios Culturais da cidade, que impactam de forma significativa no desenvolvimento socioeconômico do território, atraindo visitantes de todo lugar e gerando mais de mil postos de trabalhos ao longo do ano.” Marcelo Santos (Secretário Executivo do CEAP).

Por estes motivos e tantos outros, destacado a importância do Samba na história do local, agentes culturais, sambistas e moradores do bairro resolveram unir esforços para valorizar essas iniciativas e propor a celebração do Dia Nacional do Samba. O evento visa a reunião de Sambistas moradores e/ou frequentadores do Bairro, para ressaltar a importância das Matrizes do Samba na formação da identidade cultural da Glória.

O evento será gratuito e neste ano fará parte do Projeto Didáticas Urbanas das Matrizes do Samba, realizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP, em parceria com a Mapa Produtora, com patrocínio do Ministério da Cultura.

A programação conta também com atrações voltadas ao público infantil como o projeto de teatro e música Samba Menino e um espaço infantil comandado pelo grupo Quilombinho, que oferecerá atividades lúdicas para os pequenos durante todo o evento, com feira de gastronomia e artesanato, projeções nos monumentos da praça, exibição de documentário e DJs.

Onde serão arrecadados itens de limpeza e alimentos não perecíveis para o projeto social Mutirão de Amor e a divulgação e fortalecimento da campanha para realização de uma cirurgia no quadril do Julinho da Glória, produtor cultural, criado no bairro e ícone da cultura popular carioca, que será o mestre de cerimônias do evento.

“Iremos celebrar com toda a emoção que o Samba proporciona o legado imortal de 3 dos mais importantes Sambistas da cidade, marcando o ano em que coincidentemente ou não, se vivos fossem estariam completando 77, 88 e 99 anos, Beth Carvalho, Mestre Candeia e Nelson sargento, respectivamente.” Patrícia Rodrigues, sócia da Mapa Produtora Cultural.

O evento foi pensado em 2018, com objetivo de fortalecer a cena do Samba no Bairro da Glória promovendo o território como destino turístico e ponto de Salvaguarda da Cultura do Samba Carioca.

Dia Nacional do Samba na Glória 2023.
Data: 03/12/2023 (domingo).
Local: Praça do Russel.
Horário: 14h às 22h.
Apresentações: DJ Orkídia, DJ Pedro Rajão, Samba Menino, Terreiro da Mangueira
Homenagens: Beth Carvalho, Mestre Candeia e Nelson Sargento.
Atrações: Recreação Infantil (14:00 às 20:00), Feira Gastronômica e Projeções Visuais.
Campanhas Sociais: Mutirão de Amor (Recebimento de alimentos não perecíveis) e
Julinho da Glória (Missão Quadril | Vaquinhas online (vakinha.com.br)).

Programação:
14h – 14h30 – DJ Rajão e Julinho da Glória (Abertura do evento).
14h30 – 15h30 – Samba Menino.
15h30 – 16h – DJ Orkídia e Julinho da Glória.
16h00 – 17h30 – Terreiro de Mangueira.
17h30 – 18h – DJ Rajão e Julinho da Glória.
18h00 – 19h30  – Time de Crioulo.
19h30 – 20h00 – DJ Orkídia e Julinho da Glória.
20h00 – 20h30 – Sambastião.
20h30 – 21h – DJ Rajão e Julinho da Glória.
21h00 – 22h – Terreiro de Mangueira, Time de Crioulo e Sambastião.

Related posts

Jay Vaquer no Teatro Rival Petrobras

“Sufocando a Alma”: MÁ DONATO estreia no reggaeton e emociona com nova fase musical

Thalles Roberto e grandes nomes da música gospel agitam o Palco Leme no Rio Réveillon 2025