Sucesso de público, o Manga Festival é um dos destaques da agenda em Paraty. A segunda edição vai acontecer na sede do Instituto Manga, em Paraty, no Rio de Janeiro, nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro. Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui” é o destaque do evento. Na abertura da exposição, o festival irá mobilizar outras expressões artísticas da cultura tradicional e contemporânea presentes na localidade. A programação é gratuita, e aberta ao público de todas as idades.
O Manga Festival faz parte do programa de desenvolvimento regenerativo do território, criado pelo Instituto Manga, como explica a gestora executiva da entidade, Mírian Machado. “O evento pretende destacar e celebrar as expressões de uma cultura constituída através do encontro de moradores de Paraty. A mostra fotográfica reúne imagens que refletem as raízes, os saberes e a vida cotidiana dos bairros da Ilha das Cobras e do Parque da Mangueira – representações da cultura tradicional, caiçara e contemporânea do nosso território. Colaborar com a preservação dessa riqueza esclarece as forças moventes desse estudo, além da realização desse objeto de estudo, também chamado festival”, ressalta Mìrian.
Dentre as atrações da 2ª edição do Manga Festival, a abertura da Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui” é a mais aguardada pelo público, e será revelada no dia 1º de novembro, às 10h. A exposição vai apresentar fotos selecionadas por meio de convocatória pública que representam os bairros da Ilha das Cobras e do Parque da Mangueira. O Instituto Manga, entidade responsável pela iniciativa, buscou mapear, por meio de imagens, expressões da cultura tradicional presentes nessas localidades. A mostra vai ocupar os muros e as fachadas da rua em que a sede da entidade fica situada. Um dos objetivos da exposição é colaborar com a preservação da memória coletiva, sua ancestralidade e importância.
A programação tem início, no dia 30 de outubro, com um desfile dos integrantes da Escola Municipal Parque da Mangueira pelas ruas do bairro. Durante o trajeto, os participantes vão contando a história do local. Nesse mesmo dia, será realizado o “Tombamento Afetivo” do pé de manga, árvore símbolo do lugar e referência ao nome do bairro. No dia seguinte, 31 de outubro, acontece uma homenagem ao Mestre Cirandeiro. Haverá participações de cirandeiros e grupos de ciranda de Paraty. O ponto de encontro será na Praça da Paz, com cortejo até a Rua Prefeito Benedito Domingos Gama. Já no último dia, em 1º de novembro, acontece a abertura da Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui”. Em seguida, é a vez da comunidade caiçara do Saco do Mamanguá ministrar uma oficina de barreamento de uma casa (maquete) de estique. Oficinas de pipa e de rima também estão na agenda do evento. O encerramento acontece com uma ciranda e rima coletiva com os participantes da oficina.
Instituto Manga
O Instituto Manga é uma organização independente, situada no bairro do Parque da Mangueira, em Paraty (RJ). Seu propósito é ativar o território a partir da inovação sociocultural e tecnológica, fomentando a comunicação e a valorização dos ativos locais – tanto tradicionais quanto contemporâneos. Todas as iniciativas são guiadas pela missão de gerar desenvolvimento regenerativo, inclusão social e impacto rentável e positivo para a comunidade. O Instituto foi criado em abril de 2024, e já conseguiu estruturar seu portfólio de ações e realizar a primeira edição do Manga Festival, consolidando seu papel como ativador sociocultural e tecnológico do território.
2ª edição do Manga Festival
Programação gratuita e aberta ao público
Dia 30 de outubro
10h – Desfile da Escola Municipal Parque da Mangueira
14h – “Tombamento Afetivo” do pé de manga – árvore que é referência para o nome do bairro Parque da Mangueira, na Rua Sinhá Madureira
Dia 31 de outubro
18h – Homenagem ao Mestre Cirandeiro João de Deus Rodrigues – Joãozinho do Cavaquinho;
Haverá participações de cirandeiros e grupos de ciranda de Paraty;
O ponto de encontro será na Praça da Paz, com cortejo até a Rua Prefeito Benedito Domingos Gama
1º de novembro
10h – Abertura da Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui”
13h – Oficina de pipa; skate e grafitagem
15h – Oficina “Roda de conversa: Na maré da palavra” – Núcleo Jovem do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT)
17h – Sarau de encerramento da “Roda de conversa: Na maré da palavra”
Local: Instituto Manga
Rua Leonides Lengrubiler de Azevedo, Parque da Mangueira – Paraty (RJ)
Contato: (24) 99330-8202 | www.casadaculturaparaty.org
Acompanhe o Instituto Manga
YouTube: https://www.youtube.com/@
Instagram: https://www.instagram.com/