Espetáculo ‘A História de Aya’, que já passou por escolas da rede pública de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, levado pelo Projeto Arena Viva, agora ganha pré-estreia gratuita no Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas), em Santa Teresa, na próxima sexta-feira (28), a partirdas 18h. Idealizada e promovida pelo Instituto Burburinho Cultural, a iniciativa busca promover uma arena de debate sobre empoderamento feminino negro, ancestralidade e afro futuros.
A pré-estreia do espetáculo começará às 18h. A História de Aya é um monólogo com a atriz Fernanda Dias e tem direção de Vinicius Soares.
Aya é uma viajante do tempo com grande senso de liderança e capaz de mudar o mundo. Após ter seu planeta extinto por uma guerra, busca alertar outros planetas sobre a importância da memória, da cultura e da comunidade. Com uma chave mágica que a transporta por diferentes lugares no espaço-tempo do universo, Aya compartilha conhecimentos sobre a ancestralidade, o uso das plantas e o bom uso da natureza e da magia.
Aya ensina os segredos da natureza enquanto destaca a trajetória de mulheres negras importantes para a construção da nossa história, como Tereza de Benguela, Maria Firmina dos Reis, Luiza Mahin, Conceição Evaristo entre outras. A história aborda lideranças e personalidades negras femininas do passado e do presente, revelando todo o potencial de pessoas negras para o desenvolvimento do país, com referências em diversas áreas de atuação.
“Integrar o projeto de Aya, corpo em cena, voz em escuta é assumir um chamado ancestral. Estar ali, como atriz, é um gesto de entrega, de afeto, de presença. São memórias que reconheço, feridas que nomeio, esperanças que partilho. Trocar com o público a partir dessa vivência é mais do que um encontro: é semear consciência, é dançar palavras, é tecer futuros possíveis com o fio do diálogo e da arte”, afirma Fernanda Dias, que dá vida à Aya. Participam ainda da equipe do espetáculo outras mulheres negras, como a percussionista Erica Santos; Tathi Loyola, preparadora vocal e mediadora; Aryelle, criadora da trilha original; e Carol Barros, figurinista.
A temporada de A História de Aya terá o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC-RJ), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Escola da Cultura e Passaporte Cultural RJ.
As exibições do espetáculo nas escolas tiveram o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Serviço
Pré-estreia “A História de Aya”
Evento Gratuito
Data: 28/11/25
Local: Parque Glória Maria (Antigo Parque das Ruínas)
Horário: A partir das 18h
Retire seu ingresso grátis pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/pre-estreia-da-curta-temporada-da-peca-a-historia-de-aya/3211883
Mini-temporada
Dias 29 e 30/11 e 6 e 7/12, sábado e domingo, às 11h. Entrada franca.
Instituto Burburinho Cultural
É sediado no Rio de Janeiro, com colaboradores por todo o país e fora do Brasil. Além do Arena Viva, realiza projetos como o Engenhoka, Criar Jogos, Futuro Queer, Pescando Tradições e Pro7eto Arco- Íris. Atuando em diversas cidades do país, a Burburinho vem articulando parcerias de sucesso e triangulando iniciativa privada, setor público e grandes ideias. O Arena Viva é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do ExxonMobil Brasil, realização do Instituto Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Governo do Brasil – do lado do povo brasileiro. Todos os anos a marca Arena Viva lançará novos espetáculos que aproximam os jovens de pautas importantes, levando diretamente para as suas rotinas escolares. Tudo com mediação e material complementar.