Parque Rita Lee é palco de encerramento do Festival Raízes Negras da Fé Cristã

Sucesso de público, o Festival Raízes Negras da Fé Cristã vai acontecer pela terceira vez no dia 30 de novembro, a partir das 9 horas, no Parque Rita Lee, dentro do Parque Olímpico da Barra, na Zona Oeste do Rio. O encontro também marca o encerramento da edição após dois encontros. O primeiro foi no dia 1º no Centro Cultural da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, e o segundo aconteceu dia 9 no Centro Cultural João Nogueira, o Imperator, no Méier, ambos na Zona Norte do Rio.  A programação é gratuita e o Festival dialogou com a agenda carioca do mês da Consciência Negra. 

O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento do dia 30 vai contar com a participação dos seguintes nomes e grupos: Chega mais pra Cristo, Pastor Cesar Belieny, o Rapper WJ, Cia de Dança Ministerial, Serum Moviment e DJ Vortex. Além da parte musical, o festival terá a palestra “Valorização da Identidade Visual Africana nas Roupas e Acessórios nas Igrejas’. Outras atrações do festival são as seguintes rodas de conversas: “Impacto dos Ritmos Africanos na Música Gospel” e “Resgatando a Identidade Cultural Africana nas Práticas Religiosas”.

O público presente poderá participar da oficina e confecção de acessórios inspirados na cultura africana. A atividade é gratuita. O encerramento vai acontecer com a “Celebração da Cultura Gospel: Reconhecimento e Legado”.

O evento é um marco na história do Rio de Janeiro e na música gospel brasileira. Todas as atividades abrangem apresentações musicais, dança, pintura ao vivo e outras expressões artísticas que retratam a cultura negra cristã. Cada encontro tornou-se uma celebração da identidade cultural, destacando a conexão entre a fé e a arte.

Graffiti em pista de skate

A primeira ação feita antes das apresentações musicais foi a realização de um grafite na pista de skate do Parque Rita Lee. Foram mais de 12 horas de trabalho e muita alegria na produção do primeiro graffiti do local. A atividade, realizada em 21 de agosto, foi considerada o início das ações culturais do nosso projeto.

Com as autorias de Verônica Black, Tito e Anna Lemmos, o trabalho tem o propósito de apresentar a mensagem que está em João 3:16:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Vibe Agency e Janaína Souto

Janaina é produtora cultural há mais de 30 anos, Diretora Executiva da Vibe Agency, formada em Comunicação Social pela FACHA, pós graduada em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública na UERJ e gerenciamento de projetos na UCAM.

Foi Coordenadora do Espaço Cultural do Conselho Regional de Medicina, Criadora do Desfile do Bem, do Adoradores in Rio – único evento gospel do Calendário Rio de Janeiro a Janeiro, Produtora de Diversos Blocos de Carnaval do Rio de Janeiro, dentre eles o Remédio é o Samba e a Carnafolia – Associação que reúne os principais Blocos e Bandas da Grande Tijuca. Idealizadora e Coordenadora Executiva do Raízes Negras da Fé Cristã.

SERVIÇO

Festival Raízes Negras da Fé Cristã

Data: 30 de novembro de 2024 (sábado)

Horário: 09 horas

Local: Parque Rita Lee

Endereço: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, sem número, Parque Olímpico da Barra, Zona Oeste, Rio de Janeiro-RJ

Destaques: Chega mais pra Cristo, Pastor Cesar Belieny, MC WJ, Cia de Dança Ministerial, Serum e DJ Vortex.

Palestra: “Valorização da Identidade Visual Africana nas Roupas e Acessórios nas Igrejas’.

Oficina de Confecção de Acessórios Inspirados na Cultura Africana

Rodas de conversas: “Impacto dos Ritmos Africanos na Música Gospel” e “Resgatando a Identidade Cultural Africana nas Práticas religiosas”.

Entrada: Livre, sujeita à lotação.

As atrações

Chega Mais pra Cristo

A história do Chega Mais Pra Cristo começa no ano de 2007, na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, onde um grupo de jovens da igreja Ministério Apascentar de Nova Iguaçu se reunia para uma roda de samba após os cultos semanais. Após os encontros com Deus, se formava uma roda de samba no estacionamento da igreja, que logo era rodeada pelas pessoas que saiam do culto e iam lá conferir.

Em 2011, o grupo lançou “Esperança”, seu primeiro CD com músicas autorais e, desde então, não parou mais.

O grupo foi fundado por Artur Felipe (banjo) e, logo em seguida, chegou Jorge Paulino (tan tan). O grupo, que passou por algumas formações, conta atualmente com nove integrantes. Além de Artur e Jorge, a banda tem hoje em sua formação outros sete integrantes: Alexandre Rodrigues (pandeiro), Junior Luiz (cavaco e Voz), Thiago Costa (violão), Bianca Magalhães (voz), Hudson (reco-reco), William Gelli (surdo) e Arthur Cruz (voz).

César Belieny

Cantor, Compositor, Teólogo e Pastor, César Belieny celebra 30 anos de contribuição ao mundo fonográfico e religioso

César Belieny, figura emblemática no mercado fonográfico brasileiro, celebra três décadas de uma carreira multifacetada e impactante. Ao longo dos anos, suas realizações têm deixado uma marca indelével tanto na música quanto no cenário religioso.

Além de sua presença marcante na música, César Belieny desempenha papéis significativos como Teólogo e pastor na Igreja Batista Betânia Barra. Sua influência transcende os limites eclesiásticos, atuando como Consultor Religioso em obras audiovisuais da TV Globo, incluindo novelas de sucesso como “Vai Na Fé” e “Renascer”. Não apenas limitado ao âmbito nacional, César Belieny também foi consultor religioso para a implementação da categoria cristã no prestigioso Prêmio Multishow 2023 e colaborador nas produções audiovisuais do Departamento Content da Sony Music e Conspiração Filmes.

Rapper WJ

Ator, diretor teatral, poeta, cantor, rapper e compositor, WJ é conhecido por suas rimas que exaltam a santidade de Cristo e o impacto de sua vida até os dias atuais. Autointitulado “o pior poeta do mundo”, ele compartilha suas poesias em locais abertos e redes sociais.

Cia. de  Dança Ministerial

A Cia. de Dança Ministerial faz intervenções artísticas e espetáculos referentes à cultura evangélica. Além disso, participamos do Coletivo de Dança Ministerial na UFRJ desde 2019 e na Biblioteca Parque Estadual desde 2023. Participa de  eventos anuais como: Seminário de Dança Ministerial na UFRJ/Biblioteca Parque Estadual, Treinamento para Professores de Dança Ministerial, Maratona de Líderes e neste ano estaremos no 1° Festival de Dança Ministerial no Teatro Raul Cortez que conta com o apoio do colegiado estadual de Dança do Rio de Janeiro

O objetivo com a Cia e o Coletivo de Dança Ministerial é trazer a valorização da cultura evangélica no Estado do Rio de Janeiro e demais estados do Brasil, desenvolvendo também pesquisas no âmbito acadêmico que validam a arte cristã.

Serum Movement

O Serum Movement é um grupo de rap composto por quatro artistas cristãos: Parma, YuriBl4ck, Vortexdj e Ceveriin. Em sintonia com a vontade de Jesus, eles buscam a unidade entre todos. Originado na Igreja Batista Atitude, o Serum combina seus propósitos individuais em uma expressão artística e evangelística, abordando uma ampla gama de temas para alcançar os perdidos e fortalecer o corpo de Cristo.

Vortex DJ

Integrante do Be One Dance e do Serum Movement, ambos movimentos de expressão artística e musical gospel da Igreja Batista Atitude, Tem como trabalho mais recente o EP “Jardim”

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital