No mês de novembro, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) realiza os concertos gratuitos “Passione Clássica” como parte de sua programação anual. O primeiro integra a série Sons da USP: A Sinfonia de São Paulo, que acontece no dia 14 de novembro, às 12h30, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, com retirada de ingressos via site. E o segundo, dentro da série Imersão OCAM no Tomie, será no dia 16 de novembro, às 11h, no Instituto Tomie Ohtake. Pela primeira vez, Amanda Martins assume a direção musical da OCAM e também atua como violinista na ocasião, ao lado de Alessandro Santoro ao cravo.
Amanda é, atualmente, chefe do Naipe de Segundos Violinos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Tem uma atuação constante com música de câmara, é professora da Academia da OSESP e foi fundadora do Grupo de Música Antiga da mesma academia, atuando assim em diversos universos musicais.
Já Alessandro é mestre em Piano pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou e em Cravo pelo Koninklijk Conservatorium de Haia, onde também integra o corpo docente. Fundador da Den Haag Baroque Orchestra, possui uma discografia premiada com 22 CDs e é professor de cravo e baixo contínuo na EMESP. Por isso, é regularmente requisitado em festivais por todo o Brasil, além de ser responsável pelo acervo material e virtual da Associação Cultural Claudio Santoro.
O repertório das apresentações incluirá obras de destacados compositores dos períodos clássico e barroco, como a Abertura Egmont, Op. 84, de Ludwig van Beethoven, o Concerto para Cravo em Fá Maior, Wq.12, H.415, de Carl Philipp Emanuel Bach, o Erwin und Elmire: Entr’acte, de Anna Amalia de Brunswick-Wolfenbüttel; e a Sinfonia nº 49, La Passione, em Fá menor, Hob.I:49, de Joseph Haydn.
“É uma honra assumir a direção musical da OCAM para os concertos Passione Clássica. Estou muito animada para compartilhar com o público essa programação tão rica e diversa, que celebra a história e a beleza da música clássica”, afirma Amanda Martins.
SERVIÇO
Passione Clássica
Obras de:
-
Ludwig van Beethoven – Abertura Egmont, Op. 84
-
Carl Philipp Emanuel Bach – Concerto para Cravo em Fá Maior, Wq.12, H.415
-
Anna Amalia de Brunswick-Wolfenbüttel – Erwin und Elmire: Entr’acte
-
Joseph Haydn – Sinfonia nº 49, La Passione, em fá menor, Hob.I:49
Direção musical e violino: Amanda Martins
Cravo: Alessandro Santoro
Série Sons da USP: a Sinfonia de São Paulo
Data: 14 de novembro, sexta-feira
Horário: 12h30
Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – Cidade Universitária, São Paulo, SP
Entrada gratuita / Solidária – doação de: 1 kg de alimento não perecível e/ ou brinquedos novos/ em bom estado que serão distribuídos a comunidades do Butantã
Reserva de ingressos através do link
Série Imersão OCAM no Tomie
Data: 16 de novembro, domingo
Horário: 11h00
Local: Instituto Tomie Ohtake – Rua Coropés, 88 – Pinheiros, São Paulo, SP
Entrada gratuita
OCAM
A Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM), um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, celebra 30 anos de trajetória, consolidando-se como uma referência fundamental entre as orquestras profissionalizantes do Brasil. Fundada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, a OCAM é composta por alunos do Departamento de Música da USP e de cursos de extensão universitária. Sob a direção do maestro Ricardo Bologna, a orquestra tem se destacado no cenário musical brasileiro, sendo reconhecida pela sua qualidade e pela diversidade de seu repertório. Ao longo dessas três décadas, a OCAM já formou mais de 800 alunos bolsistas, contou com a participação de cerca de 1 mil convidados, entre maestros e solistas, e promoveu cerca de 300 masterclasses abertas à comunidade. Com aproximadamente 2 mil concertos realizados, a orquestra tem desempenhado um papel essencial na vida cultural da USP e na promoção da música no Brasil. Seu trabalho vai além da arte musical, trazendo à tona questões sociais, promovendo a inclusão e gerando reflexões sobre a música e sua função social. Desde 2021, após a pandemia, a orquestra já arrecadou nove toneladas de alimentos para comunidades em situação de insegurança alimentar.
As Séries:
Sons da USP: a Sinfonia de São Paulo
A série Sons da USP: A Sinfonia de São Paulo tem como objetivo integrar a cidade à vida universitária, aproximando a população de São Paulo da música erudita. Com concertos no Centro Cultural Camargo Guarnieri, Auditório do Centro de Difusão Internacional e Centro de Práticas Esportivas da USP – CEPEUSP, localizados dentro do campus Butantã, a série convida o público a vivenciar a experiência cultural do ambiente acadêmico. Ao democratizar o acesso à arte, promove a interação entre a comunidade e o patrimônio cultural da USP, criando um espaço de valorização da música clássica como um bem acessível a todos.
Imersão OCAM no Tomie
A Série Imersão OCAM no Tomie oferece uma experiência única, fruto da colaboração entre a Orquestra de Câmara da ECA/USP e o Instituto Tomie Ohtake, celebrando 10 anos de parceria entre as instituições. O conceito de “imersão” propõe uma abordagem inovadora, na qual o público não apenas assiste ao concerto, mas se sente integrado à própria orquestra. Isso é possibilitado pela disposição do palco no mesmo nível dos assentos da plateia, criando uma conexão mais próxima e intensa com a música e os músicos.