Patrocinada pela Eletronuclear, Flip Preta Paraty 2023 começa nesta sexta-feira (21)

Cerca de três mil pessoas são esperadas durante os três dias da Feira Literária de Paraty Preta, promovida pelo Quilombo do Campinho, a partir desta sexta-feira (21). O evento, que celebra, reafirma e dá visibilidade à cultura do povo negro, recebe o patrocínio da Eletronuclear, além do apoio do Sesc e da prefeitura. Com o tema educação antirracista, a Flip Preta 2023 marca o retorno presencial do evento após a pandemia de Covid-19 com lançamento de livros de autores pretos, shows, teatro, poesia, oficinas, saraus e rodas de conversa.

A iniciativa tem papel formativo fundamental para o combate ao racismo e proporciona o fortalecimento e a manutenção das expressões culturais negras dentro e fora da comunidade. Dessa forma, quilombolas e visitantes têm acesso à produção literária e às diversas formas de conhecimento. Além disso, o evento mobiliza parte da comunidade local e gera trabalho e renda para cerca de 600 moradores.

“O patrocínio da Eletronuclear é uma das ações que a gente desenvolve buscando o diálogo com as comunidades tradicionais. É uma relação baseada no respeito e escuta ativa. Estamos dispostos a construir soluções em conjunto”, pontua a chefe da Assessoria de Responsabilidade Socioambiental da Eletronuclear, Ana Beatriz Julião.

Entre os convidados para prestigiar o encontro estão a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Ronaldo dos Santos.

A primeira roda de conversa do evento será sobre a Lei 10.639, de 2003, que inclui o ensino de história e culturas africanas e afro-brasileiras no currículo das redes de ensino. Com as presenças das educadoras Marileia Almeida, Givânia Maria da Silva, Laura Santos e do filósofo Renato Nogueira, a mesa debaterá a equidade na educação.

Outras três rodas contarão com mestres e mestras da cultura quilombola. Entre as temáticas estão a tradição e importância do conhecimento compartilhado pela oralidade, saúde da população negra e diáspora africana. A programação completa está disponível no Instagram oficial do Quilombo do Campinho.

Serviço

Data: 21 a 23 de julho de 2023
Local: BR-101, KM 588. Espaço do estacionamento do restaurante e no campo de futebol do Quilombo do Campinho, em Paraty (RJ)
Programação: https://www.instagram.com/p/CuklcAyJb5W/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

Related posts

7 e-books atualizados para aprender sobre Inteligência Artificial

Lançamento It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso

Professor Romulo Bolivar oferece 10 dicas para incentivar o hábito da leitura nas férias