Peça Torto Arado – O Musical ganha três prêmios no Bahia Aplaude 25

Peça Torto Arado – O Musical ganha três prêmios no Bahia Aplaude 25 - Foto de Caio Lirio

Torto Arado – O musical, baseado no livro de mesmo nome, de Itamar Vieira Jr, com direção de Elísio Lopes, é um soco na cara da sociedade hipócrita que libertou os ‘escravos’, mas continua a mantê-los reféns de uma vida amarga e com poucas perspectivas de um futuro promissor. A história se passa numa fazenda num dos rincões brasileiros, mas poderia ser em qualquer lugar do país e até do mundo.

Em Torto Arado acontece no sertão da Chapada Diamantina, na Bahia, e conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, com suas agruras e poucas alegrias. Um incidente com o punhal da avó, que ensinou a elas os segredos da terra e das plantas, colabora para unir mais as duas, que chegam a ter um entrevero, mas logo se reencontram.

Com figurinos e cenários impecáveis, além de uma iluminação perfeita, remete o espectador a uma triste realidade que está longe de acabar como as mulheres que são maltratadas pelos maridos e pessoas que sofrem muitas humilhações ao longo da vida.

Os donos da riqueza exploram os mais ‘fracos’ e, em troca de um pedaço de terra e uma casa de barro, as pessoas vão se submetendo aos caprichos dos poderosos. Como em toda família, sempre alguém se revolta e começa a lutar pelos seus direitos, mas vem algum capataz para fazer um serviço sujo. Com a semente lançada, porém, quem fica continua na batalha para conseguir alçar uma vida melhor.

O musical também apresenta os rituais de um povo que escuta os ‘encantados’ (espíritos) e acredita nas ervas e nos ditos populares. Com elenco de primeira como Bárbara Sut, Larissa Luz e Lilian Valeska, entre outros, e vozes que chegam na alma, Torto Arado tem duas horas e vinte  minutos de duração e pode ser visto até o dia 15 de junho no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio de Janeiro, (Quintas e Sextas: às 20. Sábados: às 16h e às 20h. Domingos: às 16h). Imperdível!

Orgulho do teatro baiano

Torto Arado – O Musical conquistou   três prêmios no Bahia Aplaude 2025, nas categorias: Espetáculo Adulto, Ator, para Diogo Lopes Filho e Especial, pela direção musical e composição da obra – sob a responsabilidade de Jarbas Bittencourt. O espetáculo conta com 22 profissionais em cena, sendo seis músicos e 16 atores, todos com vasta experiência em suas áreas de atuação.

“Agradeço à vida e à arte e me sinto orgulhoso por fazer parte do teatro baiano. Queria agradecer aos produtores, diretores, elenco, banda e dizer que estamos fazendo a peça em outras cidades brasileiras e sempre levantamos a bandeira da Bahia no final das apresentações porque fazer, neste país, um musical nas proporções em que fizemos, descentralizando a produção do eixo do Sudeste, é algo muito importante”, celebra Jarbas Bittencourt.

Lista de vencedores do Prêmio Bahia Aplaude 2025

  • Categoria Espetáculo Adulto: Torto Arado
  • Categoria Espetáculo Infantojuvenil: Infinito
  • Categoria Performance: Noiva
  • Categoria Direção: Thiago Romero (Candomblé da Barroquinha)
  • Categoria Ator: Diogo Lopes Filho (Torto Arado)
  • Categoria Atriz: Kátia Leal (Os dias lindos de Celina Bonsucesso)
  • Categoria Texto: Paulo Henrique Alcântara (Os dias lindos de Celina Bonsucesso)
  • Categoria Revelação: Filêmon Cafezeiro e Liz Novais (Mukunã: do fio à raiz)
  • Categoria Especial: Jarbas Bittencourt (Torto Arado)

Related posts

Drift Rio 2025: O maior evento de drift e cultura automotiva do estado retorna em novembro

Laila Garin revisita sucessos de Elis Regina em apresentação única no Teatro Riachuelo Rio

Últimos shows da turnê que comemora 60 anos de carreira de Maria Bethânia