Com mais de 2000 crianças e jovens impactados, a primeira edição do projeto “Pequenos Leitores” possibilitou o acesso e a democratização da leitura em espaços como os CEUs Campo Limpo, Casa Blanca, Alto Alegre e São Mateus e as ONGs Cedro do Líbano e Faz , que receberam o projeto, uma realização da Secretaria de Cultura de São Paulo por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura e patrocínio da NEO.
Acreditando que a prática da leitura tem o poder de modificar as pessoas, ampliar o repertório cultural e o conhecimento, o “Pequennos Leitores” focou no incentivo à leitura e na promoção de livros que contribuam para a formação do leitor. Tendo como público-alvo crianças, principalmente, estudantes da cidade de São Paulo que residem em bairros em situação de vulnerabilidade social, o assunto escolhido para trabalho foi sobre preservação animal, uma pauta de extrema importância.
O livro definido para essa primeira edição do PEQUENOS LEITORES foi “As aventuras do rinoceronte Olivia”, escrito por Tatiana Tamussino e Isabella Trujillo com ilustração de Pablo Aguirre e Pato Vargas. O livro, com 36 páginas e formato bilíngue, narra a história de uma rinoceronte branco que vive na África do Sul e ao conhecer Ukala, um simpático babuíno que fica espantado ao encontrá-la na savana, já que a espécie de Olivia está ameaçada de extinção se tornam amigos e em suas conversas e encontros com outros animas vão alertando para os riscos da extinção.
O projeto, que já tem sua segunda edição aprovada para 2024, realizou diversas ações de incentivo à leitura entre o período de outubro de 2022 e abril de 2023, inclusive participando do Programa “Recreio nas férias”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação do município de São Paulo. Foram distribuídos gratuitamente 2000 exemplares do livro para escolas municipais, rede de bibliotecas pública e comunitárias e ONGs. Houve ainda contações de histórias, palestras sobre preservação dos animais e oficinas de criação de livros.
@pequenosleitores_sp