Performance inédita mistura poesia e desenho no Aterro do Flamengo e na Quinta da Boa Vista 

Uma experiência inédita que mistura performance urbana, poesia, desenho e educação artística. É assim que os artistas Lucas Bueno e Maria Carol Werneck definem a performance “A Estátua que pediu para ser pintada”, que será apresentada nos dias 26/10, às 10h, no Aterro do Flamengo, e 01/11, na Quinta da Boa Vista, às 15h. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Durante a apresentação, os performers irão montar seus tablados e se posicionar como estátuas vivas convencionais, com figurino, maquiagem e o famoso chapéu de artista. A surpresa vem em seguida. Ao receberem uma contribuição de qualquer valor, as estátuas começam a declamar poesias e convidam o público presente a participar de uma de uma prática de desenho ao ar livre, com lápis, carvão e aquarela.

A proposta é que espectadores se tornem também artistas, registrando no papel as poses das estátuas. Ao final de cada ação, o público poderá levar o desenho para casa ou ceder sua obra para o varal de exposição no próprio local.

O projeto é conduzido pelos performers Lucas Bueno e Maria Carol Werneck e com o apoio dos educadores Maria Paganelli e Maurício Einhorn, que irão estimular a participação do público. “Nosso objetivo é que o espectador se surpreenda, se expresse, e, ao mesmo tempo, pratique a técnica do desenho. Esse é um projeto pensado para ser acessível, para que pessoas de qualquer idade possam interagir com a gente”, afirma o artista Lucas Bueno.

As apresentações serão gravadas e um documentário de curta-duração será produzido e disponibilizado no Youtube. Também haverá ações em Paraty, na Praça da Matriz, dia 29/11, e no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), dia 03/11, neste último com foco em estudantes e docentes da instituição.

O Projeto é financiado com recursos do Governo Federal, Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através do edital Fluxos Fluminenses. Realização: Política Nacional Aldir Blanc, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura, Governo Federal

Serviço
Dia 26/10, às 10h: Aterro do Flamengo, na altura do Bar Belmonte
Dia 01/11, às 15hQuinta da Boa Vista

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio