“Petit Pays”, canção Cabo-Verdiana imortalizada na voz de Cesária Évora, ganha leitura brasileira e afro-latina na voz do gaúcho Udi Fagundes, radicado em Portugal

Capa do single ‘Petit Pays’ produzida pelo designer português Finnecti

Udi Fagundes, artista brasileiro de Porto Alegre radicado em Portugal, nos brinda com o single da canção ‘Petit Pays’, clássico Cabo-Verdiano imortalizado na voz de Cesária Évora, que será lançado no dia 17 de novembro, simultaneamente, na Europa e no Brasil. A música traz uma junção de leituras Brasileira e Afro-latina com elementos do samba e milonga. O single, produzido por Celso Rangel e UDi Fagundes, sai pelo selo Amplifica Music e fará parte de um EP com músicas da comunidade PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) – com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024. Nesta mesma data, UDi lançará também um videoclipe da música e fará uma live no seu canal do YouTube – o pocket show on-line terá transmissão em um telão do palco principal da Semana da Restinga, festival que acontece há mais de 40 anos em Porto Alegre. O lançamento do single também vai de encontro à semana que culmina no dia da consciência negra (20 de novembro).

A escolha do single vem de alguns anos em que o cantor tem pesquisado o repertório de Cesária Évora, depois de uma viagem feita a Cabo Verde para acompanhar (como guitarrista) o rapper Gabriel O Pensador, em 2014. Amor à primeira vista, UDi Fagundes escutou semelhanças rítmicas entre a Morna (gênero musical e de dança de Cabo Verde proclamado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO) e o Samba, e com uma visão cosmopolita encontrou uma costura latina para engrossar o caldo sonoro com suas influências fronteiriças do sul do Brasil.

A ideia veio tomando corpo por conta de um show que já apresento em Portugal e que já passou por Londres, onde faço um tributo à cantora com as músicas tocadas em Samba. A ideia deste single é dar continuidade ao tributo”, explica.

A gravação de ‘Petit Pays’ aconteceu no estúdio Session LX e no estúdio do produtor Celso Rangel (ambos em Portugal), mixado em Miami por Gui Tettamanti no Studio 94 e masterizado em Los Angeles por Carlos Freias no Classic Master. E conta com as percussões de Nenén do Chalé e And Roge, o violão do gaúcho Gabriel Selvage, o acordeon da mineira Vitoria Faria e o toque do baixo acústico do português Theo Pascal – que dão o tom para propor um imaginário de como seria um samba cabo-verdiano. A capa do single, produzida pelo designer português Finnecti, é o mapa do Brasil e de Cabo Verde, misturando as cores de cada país.

Udi Fagundes

Udi Fagundes em Portugal, onde gravou ‘Petit Pays’ – Crédito: Di Barros

Udi Fagundes é cantor, compositor e guitarrista oriundo da periferia de Porto Alegre, bairro Restinga, zona sul da capital. Suas influências passam pelas Áfricas do mundo, como diz o artista: “Em cada canto dessa terra tem um pouco de África “, e assim, constrói suas Áfricas em cada trabalho musical que faz. Gravou seus primeiros trabalhos no final dos anos 90 em coletâneas com a banda de Reggae Rastamen, um álbum em 2007 com a banda A Geral e em 2008, mudou-se para o Rio de Janeiro. Em 2011, entra para banda de Gabriel O Pensador como guitarrista e grava seu primeiro trabalho solo, Cabeça de GPS em que propõe uma reflexão das relações sociotecnológicas presentes nas músicas -‘Sou Mais que Máquina’ e ‘Cabeça de GPS’. Em 2014, lança um vídeo EP ao vivo e começa a produzir concertos de artistas independentes da cena carioca.

Udi Fagundes já levou sua música para diferentes lugares da América do Sul, África, Oceania e Europa. Em 2020, lança seu terceiro EP: Udi, tendo nele uma releitura para música ‘Alfama’ do grupo Madredeus. Seu último trabalho lançado em 2022 é o Single “Poder Poder” um mashup com músicas de Mestre Verdelinho e Manu Chao.

Lançamento – Single

  • “Petit Pays”
  • Artista: UDi
  • Selo: Amplifica Music
  • Dia 17 de novembro nas plataformas musicais

Related posts

Jay Vaquer no Teatro Rival Petrobras

“Sufocando a Alma”: MÁ DONATO estreia no reggaeton e emociona com nova fase musical

Thalles Roberto e grandes nomes da música gospel agitam o Palco Leme no Rio Réveillon 2025