Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Rodrigo Santoro

No escurinho do cinema, Rodrigo Santoro narra com orgulho a trajetória de 30 anos de incentivos da Petrobras às produções cinematográficas brasileiras. O filme rodado com o ator no Espaço Petrobras de Cinema, em São Paulo, é o carro-chefe da campanha “Petrobras. Mais de 600 filmes patrocinados em 30 anos. Essa história todo mundo vê”. A iniciativa celebra a parceria de sucesso de três décadas de patrocínio da companhia a essa arte e reafirma o compromisso da Petrobras como empresa brasileira que gera valor à sociedade. A campanha está sendo lançada na Mostra de Cinema de São Paulo que começa oficialmente hoje (16/10) e também em mídia exterior. Nesta sexta-feira (17/10) estará ainda em TV aberta, na internet (Youtube e streaming) e em sessões de cinema de todo o país.

Editado em dois formatos – de 60 segundos para as telonas e o Youtube e de 30 segundos para a TV aberta – o filme publicitário mostra Santoro no cinema em um clima de celebração que também remete à passagem de tempo. À medida que o ator destaca produções de sucesso patrocinadas pela Petrobras de 95 a 2025, algumas cenas dos filmes citados vão surgindo na tela. Entre eles, “Carlota Joaquina” (1995), “O Bicho de 7 Cabeças” (2001, filme de estreia de Rodrigo Santoro no cinema), “Deus é Brasileiro” (2003), “Saneamento Básico” (2007), “Peixonauta” (2018), “Malês” (2025, que no momento está em cartaz em todo o país) e “Agente Secreto” (também de 2025, que concorre a uma vaga no Oscar 2026 representando o Brasil). Aparece no vídeo ainda “Cidade de Deus” (2002), da O2 Filmes, a mesma produtora que assina a nova campanha da Petrobras. O filme publicitário da campanha é dirigido por Fred Luz e agência responsável é a Ogilvy.

Agente Secreto

Para o digital, será criada uma série de conteúdos nas redes sociais com remakes de cenas de filmes icônicos patrocinados pela Petrobras, estimulando a participação do público a criar o seu próprio conteúdo. A partir de parceria com o TikTok, os remakes mais viralizados serão exibidos na área digital da Sala Petrobras de Cinema e em outros projetos apoiados pela companhia.

Outras peças publicitárias estão previstas para exibição na chamada mídia exterior, como em transportes públicos, e em mídia display, em diversos portais da internet. Nesse caso, será usada uma coletânea de posters dos filmes para mostrar a diversidade de títulos apoiados pela companhia nesses 30 anos. São mais de 600 longas-metragens, incluindo documentários, ficções e animações e patrocínio de produção, de distribuição e restauro da companhia.

Atuação em diversas frentes de apoio ao audiovisual

A Petrobras realiza suas ações em alinhamento com as políticas públicas de incentivo à cultura e se utiliza da Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual. Além da produção e distribuição de longas, a companhia apoia o desenvolvimento do audiovisual brasileiro em outras frentes, como em curtas-metragens, ações de formação profissional e importantes festivais de cinema, como os de Brasília, São Paulo, Gramado (RS), Bonito Cine Sur (MS), Tiradentes (MG) e de Gostoso (RN).  A Petrobras ainda patrocina projetos especiais, como o Espaço Petrobras de Cinema, localizado na Rua Augusta, em São Paulo, o Sessão Vitrine Petrobras, que restaura clássicos e lança filmes de novos diretores, em circuito nacional, com valores reduzidos; o Cinema Itinerante Brasileiro, que leva uma sala de cinema móvel a bairros e cidades onde não há cinema.

Related posts

Dora de Assis apresenta “Na Quinta Dor” em nova temporada no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

Álbum “As Várias Pontas de uma Estrela (Ao Vivo no Coala)”, chega às plataformas nesta sexta, dia 17 de outubro

OSB une música sinfônica e eletrônica em homenagem à Dinamarca, dias 25 e 26 de outubro, na Cidade das Artes