Pianista Felipe Naim é destaque com apresentações em cidades da Região Serrana e Sul Fluminense

Felipe Naim

Com mais de 20 anos de dedicação e amor à música clássica, o pianista, maestro e professor de piano Felipe Naim encerra uma turnê internacional com apresentações na Região Serrana e no Sul Fluminense. A primeira delas acontece nesta quarta (16), a partir das 19 horas, na Usina Cultural Energisa, no Centro de Nova Friburgo, com entrada franca. Já no dia seguinte, quinta (17), às 19h30, é a vez do musicista presentear o público no Teatro FESO, no bairro Alto, em Teresópolis, com o valor da entrada entre 15 (meia) e 30 reais (inteira). E o encerramento acontece na sexta (18), a partir das 14 horas, em Conservatória, no distrito de Valença, na Fazenda Florença. O ingresso custa R$ 75 reais e quem for comprar terá direito a uma visita completa pelo local com lanche incluso.

A turnê teve início em 8 de junho em Monterrey, no México, e passou pelos municípios do Rio de Janeiro, Nova Friburgo (onde ele vai se apresentar novamente), Cabo Frio e nas cidades espanholas de Madrid e Ávila. Em todas elas, o pianista apresentou-se junto a uma orquestra e mesclou um repertório de famosos nomes da música clássica internacional e até brasileira, como Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart, Heitor Villa-Lobos dentre outros.

Em cada uma das apresentações desta semana, Naim promete encantar o público com músicas que acalentam o coração. Ele frisa que encerrar a turnê no estado do Rio traz motivação para ele seguir com ideias de novos repertórios para conquistar o mundo por meio da música ao piano.

“O estado do Rio de Janeiro me proporcionou conquistas incríveis durante muitos anos da minha vida. Graças a ele que tive a minha formação na faculdade, na escola e aprendi muito com meus amigos queridos e professoras. Tudo o que foi de mais importante se encontra neste abençoado solo fluminense. Encerrar a turnê aqui é como voltar ao passado e conquistar mais força para ir mais longe na minha carreira”, comentou Naim.

A apresentação em Nova Friburgo, por ser gratuita, terá distribuição de ingresso até uma hora antes do evento, ou seja, até às 18 horas. A retirada está sujeita à lotação do local. Em relação ao evento em Teresópolis, a compra pode ser feita no site do Sympla por meio do link: https://bileto.sympla.com.br/event/108599/d/329220. E em relação ao Festival Vale do Café, na Fazenda Florença, que acontece no dia 18, em Conservatória, os ingressos estão à disposição no site https://www.ingresse.com/festivalvaledocafe-fazendaflorenca/?title=vale%20do%20.

Felipe Naim

Natural de Niterói, na região Metropolitana do Rio, ele iniciou os estudos ao piano com apenas 6 anos de idade, em 2002, com a professora de piano Cely Periard. Além disso,  estudou teoria musical com a Harpista Isis Machado. Em 2013 finalizou o seu primeiro ciclo acadêmico com um recital no Teatro Municipal de Niterói com casa cheia.

A partir de 2014, dedicou-se aos estudos na Escola Nacional de Música da UFRJ, onde construiu uma base sólida de conhecimentos em Percepção, teoria, harmonia musical, história da música, canto coral e fundamentos da ópera com grandes nomes da música brasileira na faculdade federal. Em dezembro de 2017 realizou o concerto de formatura do Bacharelado em piano com a mentoria das professoras Myrian Dauelsberg e Miriam Grosman na sala Guiomar Novaes com sucesso de bilheteria.

Entre 2018 e 2019 fez parte do Theatro Municipal do Rio, no qual foi aluno da Academia de Ópera Bidu Sayão, tendo aulas com a pianista e maesta Priscila Bomfim e o professor Eduardo Álvares, onde especializou-se em repertório operístico e leitura à primeira vista. Teve grandes oportunidades de se apresentar no palco principal como solista e como pianista colaborador.

Recebeu vários prêmios em concursos nacionais e internacionais como Florinda Santos em Portugal, Edna Bassetti Habith em Curitiba, casa da música em Porto Alegre e foi ganhador do Concurso Prelúdio em São Paulo. Participou de alguns festivais nacionais como o de Pelotas no Rio Grande do Sul, Petrópolis e Friburgo no Estado do Rio de Janeiro. Tocou em mais de 50 espaços importantes nacionais e internacionais e tem grande currículo com a mídia brasileira na televisão, rádio e jornais. Internacionalmente já se apresentou em países como Portugal, Itália, França, Áustria, Eslovênia e Hungria.

Concurso na TV Cultura e especialização na Hungria

Ganhou, em 2019, o primeiro lugar no reality show de música clássica solando o concerto de D. Schostakovich no.2 para piano e orquestra sob a regência do maestro Júlio Medaglia. Como prêmio, recebeu uma bolsa de 2 anos para estudar na Academia Franz Liszt em Budapeste e foi registrado na revista FORBES como um dos jovens brasileiros mais influentes antes dos 30 anos de idade.

Entre 2020 e 2022, aperfeiçoou suas especialidades em gerenciamento de carreira artística, música de câmara, análise musical no mestrado em performance com especialidade na interpretação do repertório pianístico. Em junho de 2022 realizou o concerto de graduação com a sala lotada na casa onde o compositor Franz Liszt viveu em Budapeste com a supervisão dos professores húngaros Gábor Fárkas e Lászlo Borbélyi.

SERVIÇO

Apresentação no Festival Internacional de Inverno

Concertos de Gala – Quintas Clássicas

Festival Vale do Café

Related posts

Flautistas de Inhoaíba se apresentam no “Boulevard de Portas Abertas” do Theatro Municipal Caixa de entrada

Ivan Lins estreia turnê especial dos 80 anos com show no Vivo Rio, dia 26 de julho

Música e nostalgia se encontram no 90’s Festival, a partir de sábado (19), com shows de ícones dos anos 90, na Marina da Glória