“Pinturas Nômades”, de Beatriz Milhazes

Exposição inédita revela a dimensão arquitetônica da obra de Milhazes com reconstituições de projetos realizados pela artista carioca em instituições e espaços públicos de quatro continentes

por Redação
Beatriz Milhazes__A mosca_ - Foto Manuel Águas & Pepe Schettino

A Casa Roberto Marinho (CRM) inaugura, em 25 de setembro de 2025, Pinturas Nômades, exposição da artista plástica carioca Beatriz Milhazes, expoente da arte contemporânea internacional. Sob a curadoria de Lauro Cavalcanti, a mostra apresenta pela primeira vez no país a reprodução de projetos arquitetônicos desenvolvidos pela artista em quatro continentes — Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. A individual celebra duas décadas da atuação de Milhazes no campo das instalações pictóricas em espaços arquitetônicos e institucionais.

Produzida pela Casa Roberto Marinho, Pinturas Nômades constitui um panorama único: reúne intervenções site-specific realizadas na Ópera de Viena; na Tate Modern, em Londres; na loja Selfridges, em Manchester; no metrô de Londres; na Fundação Cartier, em Paris; no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio; no Long Museum, em Xangai; e na Fundação Gulbenkian, em Lisboa; entre outras permanentes, como no projeto Art House, na Ilha de Inujima, Japão, e no Hospital Presbiteriano de Nova Iorque. Esses projetos, que formam o núcleo central da mostra, são apresentados em maquetes, estudos e painéis inéditos no Brasil, permitindo ao público uma rara imersão na dimensão arquitetônica da obra de Beatriz.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend