Planetário do Rio celebra 55 anos de história no dia 19 de novembro

Evento marca a reinauguração do Space Master e da Cúpula Galileu Galilei

por Redação

No dia 19 de novembro, o Planetário do Rio celebra 55 anos de história, astronomia e ciência. Consolidado como um dos principais equipamentos públicos de divulgação científica, cultura e turismo da cidade, o Planetário busca ser um lar e dar aos cidadãos cariocas um senso de pertencimento.

Ao longo de cinco décadas, a Fundação estabeleceu um elo entre o saber e a sociedade, despertando vocações e inspirando olhares. A instituição reafirma o papel social e educativo promovendo cursos livres de astronomia, programações gratuitas de obsevação do céu nos telescópios, e exposições do Museu do Universo. Também é palco de grandes eventos nacionais e internacionais, como a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, o BRICScience o Global Innovation Summit. A nova administração do Planetário, presidida por Renato Pellizzari, reforça o compromisso de honrar o legado histórico e construir um futuro mais inclusivo, diverso e de democratização do acesso ao conhecimento, tornando o Planetário cada vez mais do Rio.

Para o público, o aniversário será celebrado com entrada gratuita no dia 19/11, durante todo o horário de funcionamento (9h às 17h). A partir das 19h, acontecerá um evento fechado para autoridades e parceiros do Planetário. Essa cerimônia inclui a reinauguração do Space Master, o primeiro planetário da Fundação, e da Cúpula Galileu Galilei, um dos espaços mais simbólicos do local.

O Space Master, primeiro equipamento de projeção do Planetário do Rio, marcou o início das atividades da Fundação e tornou-se um símbolo do avanço tecnológico e científico da cidade. Já a Cúpula Galileu Galilei, espaço de grande valor histórico e afetivo, representa um retorno às origens, preservando a memória e projetando o futuro da instituição.

Com 55 anos de atuação, o Planetário segue firme em sua missão de popularizar a ciência, inspirar novas gerações, mantendo viva a curiosidade que move o ser humano a olhar para o céu.

Planetário do Rio

O Planetário do Rio é uma instituição pública que se dedica a difundir a astronomia e a ciência, oferecendo cultura e lazer de qualidade à população carioca e aos demais visitantes. A instituição promove a todos os tipos de público uma série de atividades e projetos culturais que permitem a integração entre entretenimento e as mais diversas áreas da ciência. É o maior planetário do Brasil, abrigando o Museu do Universo, o Espaço Galileu, a Praça dos Telescópios, as Cúpulas Carl Sagan e Galileu Galilei, o auditório Sergio Menge, um anfiteatro, bibliotecas, entre outras áreas e atividades. O Planetário do Rio busca ser agente de transformação social por meio da promoção da ciência, educação, cultura, inovação e sustentabilidade. 

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend