Podcast “O Tempo Virou” estreia formato ao vivo no Espaço Conceito Banco do Brasil, no CCBB Rio, durante a Virada Sustentável

O podcast “O Tempo Virou”, criado e apresentado por Giovanna Nader, atriz e apresentadora que é referência nacional nos debates sobre mudanças climáticas e justiça ambiental, estreia em formato ao vivo no Rio de Janeiro. Entre os dias 16 e 19 de outubro, às 15h, o programa realiza quatro encontros no Espaço Conceito Banco do Brasil RJ, dentro da programação da Virada Sustentável, reunindo nomes de peso como o cientista climático Carlos Nobre, o ativista social João Paulo Rodrigues, a jovem ativista Marcele Oliveira e Luana Genót. Além das entrevistas feitas ao vivo, o podcast terá também uma edição especial gravada com a economista e CEO da COP30 no Brasil, Ana Toni, que também será disponibilizada para o canal do CCBB.

Giovanna Nader

Com mais de 70 episódios no ar e 280 mil reproduções, “O Tempo Virou” já recebeu nomes de destaque da ciência, da política, do ambientalismo e da cultura, consolidando-se como o principal podcast brasileiro sobre mudanças climáticas. Agora, inspirado pela COP30, que será realizada em Belém do Pará em 2025, o programa promove sua primeira experiência presencial, aberta ao público, e aposta no diálogo entre ciência, ativismo, arte e ancestralidade para estimular a conscientização ambiental e imaginar futuros mais justos e sustentáveis. “A COP30 será um marco histórico para o Brasil e para o mundo e acreditamos que eventos descentralizados, em várias cidades, são fundamentais para que a sociedade se sinta parte desse debate urgente”, afirma Giovanna Nader.

A curadoria contempla vozes plurais, de diferentes áreas e gerações. “Falar sobre o clima é também falar sobre modos de viver, cuidar e imaginar. Por isso, fizemos questão de reunir vozes de diferentes saberes e territórios — científicos, ancestrais, comunitários e artísticos — que se complementam e nos mostram caminhos possíveis. Nosso desejo é que cada encontro inspire não apenas reflexão, mas também ação e pertencimento”, afirma Julia Borges Araña, diretora da Phi Projetos.

“Queremos aproximar ciência e ativismo da vida cotidiana das pessoas, falar sobre esses assuntos de forma abrangente, simples, para que todos compreendam o impacto da crise ambiental no presente e possam imaginar futuros possíveis”, completa Giovana.

Além da edição ao vivo de “O Tempo Virou”, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) receberá nestes dias diversas atividades da Virada Sustentável, como shows de Paula e Jacques Morelembaum, Zé Ibarra, debates do Fórum Virada Sustentável, contação de histórias.

Sobre Giovanna Nader: Atriz, apresentadora, escritora e comunicadora socioambiental, é criadora de “O Tempo Virou”, uma plataforma de novas narrativas sobre o clima com eventos, espetáculos teatrais, documentários e dois podcasts: “O Tempo Virou”, com entrevistas sobre conscientização ecológica, e “O Veneno Mora ao Lado”, sobre a incidência dos agrotóxicos no país. Em 2021 publicou o livro “Com que Roupa?” pela Editora Paralela, e em 2024 realizou o espetáculo “És tu, Brasil?”, uma biografia política do Brasil pelo viés climático. Giovanna usa as redes, online e offline, para amplificar a pauta socioambiental, unindo criatividade e informação para inspirar mudanças reais do cotidiano.

Programação

16 de outubro – Quem está no centro da crise?
 Convidada: Marcele Oliveira – Jovem Campeã do Clima da COP30, produtora cultural, comunicadora e ativista climática.

17 de outubro – A década decisiva: a urgência do agora
 Convidado: Carlos Nobre – Cientista climático, pesquisador e referência internacional sobre Amazônia e mudanças climáticas.

18 de outubro – Justiça ambiental para todos

 Convidada: Luana Genót – Fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), CEO, escritora, conselheira de empresas e apresentadora, sendo hoje uma das principais vozes na interseção entre inteligência artificial, igualdade racial, justiça climática e inovação social no Brasil e no mundo.

19 de outubro – Agroecologia urbana: um direito coletivo
Convidado: João Paulo Rodrigues – Ativista social e dirigente do MST, defensor da reforma agrária e da agricultura familiar.

Serviço

O Tempo Virou – Podcast ao vivo
Data: 16 a 19 de outubro de 2025, 15h
Local: Espaço Conceito Banco do BrasilRio de Janeiro (CCBB RJ)
Entrada gratuita com retirada de ingressos: https://ingressos.ccbb.com.br/espaco-conceito-o-tempo-virou-rumo-a-cop30__3197

Espaço Conceito Banco do Brasil
Travessa Tocantins, 1 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
Aberto todos os dias: quarta a segunda, das 9h às 20h. Às terças, das 9h às 17h.
Mais informações em bb.com.br/espacoconceito

Centro Cultural Banco do Brasil 
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura

Siga o CCBB nas redes sociais:
x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

Related posts

Arte Salva Vidas realiza último Feirão de Empregos do ano com 800 vagas

Árvore de Natal da Ilha do Governador será inaugurada no Teatro da Ilha com show de Joanna

Camila Fremder leva podcast “É Nóia Minha?” para o Rio de Janeiro