Poesia ao alcance de todos: 3ª edição do Projeto Poéticas na Escola – Slam promete encantar alunos de seis escolas da rede municipal do Rio de Janeiro

Foto: Felipe Origuela

Democratizar o acesso à arte e à cultura, utilizando a literatura como ferramenta de transformação e inspiração. É o que a 3ª edição do projeto Poéticas na Escola – Slam , realizado pelaAlkebulan Arte e Cultura , promete oferecer para estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Ao longo de abril, o projeto passará por seis escolas cariocas e de cidades vizinhas, pretendendo impactar mais de 2.500 alunos. A primeira apresentação acontecerá no dia 3, na Escola Municipal Professora Myrthes Wenzel, em Pedra de Guaratiba . O Poéticas na Escola – Slam conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM) através do edital Integra Rio.

O projeto oferece uma programação exclusiva para alunos, professores e outros espectadores da comunidade escolar. São realizados workshops de escrita criativa e performática e apresentações performáticas de poesias slam, conduzidas por artistas experientes. As atividades buscam estimular os alunos a explorar suas habilidades criativas, expressar suas ideias e reflexões e descobrir o poder da palavra falada e escrita, oferecendo um espaço de aprendizagem, interação e reflexão.

“Chegamos à nossa 3ª edição com grande alegria por poder expandir o projeto para outros territórios periféricos do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana. Desta vez, atenderemos seis escolas públicas, impactando diretamente mais de 2.500 estudantes. Esse é um passo essencial para fortalecer as periferias e valorizar a arte e a educação nas escolas públicas” , afirma Fellipe Calarco, coordenador do projeto.

“Ao longo das edições, reafirmamos nosso compromisso com a arte, a educação e o fortalecimento das periferias. Expandir o projeto para novos territórios nos permite alcançar ainda mais estudantes, oferecendo experiências transformadoras por meio da cultura. Acreditamos que cada escola impactada é um passo a mais na construção de um futuro onde a arte seja acessível a todos” , completa Calarco.

Para DG, instrutor do projeto, o apoio de valores por parte do poder público mostra que a Alkebulan Arte e Cultura tem compromisso com uma população periférica, com a produção de cultura nos territórios que ela passa, não só na capital, mas como nas cidades da Baixada Fluminense.

“Receber o patrocínio da Prefeitura do Rio e da Secretaria Especial de Integração Metropolitana, por meio do edital Integra Rio, reafirma o compromisso da Alkebulan com a democratização do acesso à arte e à cultura nas escolas públicas das periferias. Esta edição é ainda mais especial, pois nos permite fortalecer e expandir as conexões entre as atividades culturais que desenvolvemos na capital e nos municípios vizinhos” , conclui DG.

Acesse vídeos e fotos de edições anteriores.

FICHA TÉCNICA:

  • Idealização e Coordenação de projeto: Fellipe Calarco

  • Assistente de colaboração: Jorge Luiz Pinheiro

  • Produtor: Efêmero

  • Instrutor: DG

  • Poetas convidadas: Anna Sol, Amanda Trovão, DG, MC Martina, Natitude e Preta Poética

  • Redes Sociais: Carol Regina e Davi Leon

  • Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa e Ana B.

  • Realização e Produção:Alkebulan Arte e Cultura

  • Patrocínio: Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Integração Metropolitana, Edital público Integra Rio.

  • Apoio: eLabore.Kom, Aquilombar Itaguaí

AGENDA DE APRESENTAÇÕES

Onde:Escola Municipal Professora Myrthes Wenzel (R. Sd. Antônio de Paula, S/N – Pedra de Guaratiba – RJ)

  • Quando:3 de abril (quinta-feira), às 8h

Onde:Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba (Av. Um – Sepetiba – RJ)

  • Quando:9 de abril (quarta-feira), às 8h

Onde:Escola Municipal Monte Castelo (R. Ouseley, S/N – Coelho Neto – RJ

  • Quando:11 de abril (sexta-feira), às 8h

Onde:Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra (R. Profa. Noêmia, 160 – Zacarias, Maricá – RJ)

  • Quando:15 de abril (terça-feira), às 8h

Onde: Praça CEU (R. Décio Muniz da Silva Filho, Gleba B – Chapero, Itaguaí – RJ)

  • Quando:16 de abril (quarta-feira), às 8h30

Onde:Escola Municipal Emílio Carlos (R. Pinheiro Bitencourt, S/N – Guadalupe – RJ)

  • Quando: 30 de abril (quarta-feira), às 8h.

 

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio