Pontão de Cultura Vidigal Cultural lança o projeto ” Livro de Memória – Caricaturas de Mestres da Cultura”

O evento busca homenagear mestres e mestras da cultura em projeto de arte e memória.

por Redação

Em reconhecimento à força, resistência e legado dos mestres e mestras da cultura popular brasileira, o Pontão de Cultura Vidigal Cultural lança o projeto “Livro de Memória – Caricaturas de Mestres da Cultura”, uma iniciativa que une arte, ancestralidade e valorização da memória viva do povo brasileiro.

O projeto presta homenagem a importantes nomes da cultura popular por meio de caricaturas exclusivas produzidas pelo Caracturista Glen Batoca, acompanhadas de registros das trajetórias de cada homenageado. Dentre os mestres retratados estão grandes referências de diversas expressões culturais do Brasil: Mestra Aurinha do Coco, Mestre Toni Vargas, Mestre Índio Maranhão, Mestre Ramos, Mestra Renatinha, Mestre Guti Fraga, Mestre Cosme, Mestre Paulão Kikongo, Mestra Claudinha e Mestra Eliete Miranda.

A iniciativa se desdobra em três ações principais:

Exposição artística com as caricaturas dos mestres e mestras

Livro digital ilustrado com as trajetórias dos homenageados

Homenagens públicas presenciais, realizadas no espaço do Pontão de Cultura durante cinco meses. Serão homenageados dois mestres por mês, e o público poderá participar de encontros que celebram o saber popular com arte, afeto e reconhecimento. A primeira homenagem acontecerá no dia 24 de julho, às 18h30, na sede do projeto, localizada na Avenida Presidente João Goulart, 737 – Vidigal, Rio de Janeiro. O projeto foi contemplado pelo edital “Nossos Museus”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de apoio à cultura. A ação integra o Plano Anual Ponto de Cultura Vidigal Cultural, contemplado no Edital de Ações Locais 2024 – Edição Cultura Viva.

“É uma honra imensa eternizar esses mestres por meio da arte. Suas trajetórias são faróis para as novas gerações e pilares da resistência cultural do nosso país”, afirma o coordenador Messias Freitas.

A ação reforça o compromisso com a valorização da cultura popular e o reconhecimento de seus mestres como verdadeiros guardiões da história, da identidade e da ancestralidade do povo brasileiro.

Serviço

Data: 24 de julho de 2025
Horário: 18h30
Local: Pontão de Cultura Vidigal Cultural
Endereço: Av. Presidente João Goulart, 737 – Vidigal, Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Mais informações na página do instagram @vidigalcapoeira

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend