Ponto de Cultura em Rio das Ostras realiza homenagem ao filme O Agente Secreto, em evento gratuito e com aula de forró

O telão do Ponto de Cultura tem dimensões parecidas com as grandes telas de cinema.

Uma homenagem ao cinema nacional, mais especificamente ao filme O Agente Secreto, marcará o aniversário de 11 anos da Confraria do Jamelão, em Rio das Ostras. Nesta quinta, dia 22, a partir das 19h, o ponto de cultura abre as portas para exibir em tela gigante, tal como as de cinema, trechos icônicos de vários clássicos brasileiros, entre eles o filme “Retratos Fantasmas”, do mesmo diretor, Kleber Mendonça.

O auge será quando o público interagir no cenário do longa-metragem vencedor de dois Globos de Ouro. Esta é a expectativa, segundo o gestor do Jamelão, Mário Vaz Filho. Ele conta que a equipe preparou o cenário com vários objetos que vão remontar cenas de O Agente Secreto, como a que o ator Wagner Moura fala ao telefone de um orelhão. Tudo isso para proporcionar, gratuitamente, uma verdadeira imersão a essa obra-prima nacional.

A noite de celebração também contará, ao vivo, com intervenção de pintura em mural, da artista visual Bia Hamytchure.

Outra atividade planejada para o aniversário do ponto de cultura Confraria do Jamelão é uma oficina de forró, também gratuita, para rememorar o ritmo mais amado do Nordeste. O dançarino Nyx Santos fará aula para ensinar quem quiser aprender a “forrozear”. E a noite promete uma playlist com clássicos do forró raiz e pé-de-serra.

A Confraria do Jamelão foi inaugurada em 2015, inicialmente como um “boteco”. Sempre com uma proposta social, sem a cobrança de taxa de consumação ou 10% sobre o cardápio de bebidas e petiscos, o lugar passou a ser reconhecido como um espaço alternativo, de resistência, de debates políticos, por ser bastante frequentado por artistas, professores e universitários.

A Confraria já foi palco de apresentações de dezenas de artistas de Rio das Ostras, da região e até mesmo de outros lugares, como a velha guarda da Mangueira e a cantora Júlia Vargas. Os deputados Chico Alencar, pastor Henrique Vieira, Marina do MST foram alguns que também passaram pelo Ponto de Cultura para dialogarem com a militância.

Sempre incentivando a economia criativa com feiras, gastronomia, festival de curtas, exibição de filmes com temáticas importantes, teatro, tudo sempre valorizando o coletivo, no ano passado foi formalizado um coletivo real e  a Confraria do Jamelão foi reconhecida como um ponto de cultura.

Mario Vaz explica que a Confraria foi reconhecida por um edital da Fundação Rio das Ostras de Cultura, que premia iniciativas baseadas nas políticas da cultura viva de fomento à cultura.

“Ser um ponto de cultura certificado abre portas para que o coletivo se organize melhor e se fortaleça, incentivando outras pessoas a fazerem parte e consolidando iniciativas culturais tão importantes para a transformação social e o pensamento crítico”, declarou o gestor.

SERVIÇO:
Aniversário do Ponto de Cultura Confraria do Jamelão
Data: 22 de janeiro – 19h
Rua Vitória, – Recreio – Rio das Ostras
Entrada gratuita
Classificação: 18 anos

 

Related posts

Centro Cultural no Palco da Vida inaugura nova sede na Zona Norte

Illusion Cat lança novo EP “Farewell in Seven Acts” e aposta em diversidade sonora para contar uma despedida musical

REBRACA fortalece política de acolhimento LGBTQIA+ no Brasil e se consolida como referência no enfrentamento à LGBTfobia