Pratos que harmonizam com os vinhos

por Redação
Vinhos

Muito mais que servir os convidados, ao oferecer um almoço ou um jantar, os anfitriões precisam escolher a dedos, o vinho ideal para a ocasião. E nessas horas entra em ação o que se nomeia “harmonização gastronômica”. Assim, a bebida deve “fazer jus”, portanto concordar com o prato servido, àquele momento.
Além das pessoas sentirem à boca um delicioso sabor, ainda viverão experiências maravilhosas e inesquecíveis graças à degustação.

Marcelo Traitel, CEO do The Top Group Brasil (união das empresas The Top Wine e Top Wood) fala melhor sobre essa combinação. Ele começa explicando que caso o prato seja um peixe, o vinho branco é a opção perfeita. O Salmão, por ser mais gorduroso, tende a indicar um vinho rosé ou um pinot noir. “Para um peixe ainda mais ativo e encorpado, exemplificado pelo atum, o rosé ou espumante rosé, são a melhor opção, principalmente da casta Merlot”.

Risotos. Marcelo menciona que a escolha é realizada, de acordo com os ingredientes e não com o prato em si. “Os de queijo, pedem vinhos brancos, elaborados por exemplos com a uva Pinot Grigio, que apresenta grande frescor e acidez controlada pela gordura do ingrediente de escolha.

Quanto aos de carne, tintos leves: “Merlot e Pinot Noir são utilizados se esta for derivada de ovíparos ou gado de corte. Já as carnes de caça, mais ativas, necessitam de vinhos mais encorpados e “trabalhados” que trazem consigo um sabor mais acentuado de madeira e temperos, ou seja, que passaram por maturação em barris de Carvalho ou outra madeira de escolha do vinicultor.

Churrasco. “Quem não gosta de um churrasquinho, não é ? No quesito alcoólicas, a cerveja ganha vez e os vinhos, também! E eu, claro, recomendo uma das melhores Cervejas do Brasil e do mundo. O que poucos sabem, é que a Valduga, tem sua própria cervejaria Premium artesanal, a BREWINE LEOPOLDINA. Representada e distribuída também pela The Top Wine, estas cervejas especiais são feitas com diversos componentes importados e alguns derivados das melhores uvas da produção vinícola da Casa Valduga. ” Quem prova uma cerveja Triple, envelhecida em barris de Carvalho, terá dificuldade em escolher outra opção de bebida em seu churrasco, a não ser que opte pelos melhores vinhos Tannat, Malbec, Syrah e Cabernet da The Top Wine”.

Sobremesas vs. Vinhos: combinam?

Claro! Para um cheesecake com calda de frutas, o ideal é saborear um vinho leve, com teor de açúcar elevado. No entanto, aquelas com chocolate em sua composição, tais como mousses, tortas, trufas, tendem a ser mais bem equilibradas com vinhos tintos licorosos, típico dos vinhos da região do Porto, ou tecnicamente conhecidos como vinhos fortificados.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend