A Páscoa é uma festa bastante tradicional e comemorada no Brasil. Sua origem vem da tradição judaica, que acabou se incorporando aos povos cristãos. A data da celebração varia, já que seu sentido cristão remete à crucificação e à ressurreição de Cristo. A Páscoa judaica, porém, comemora a libertação do povo hebreu da escravidão que ocorria no Egito.
Há também elementos pagãos na celebração, como o culto à deusa germânica Eostern, que é a origem da palavra Easter e Ostern, ou seja, Páscoa em inglês e alemão. Daí vieram os símbolos do coelho e dos ovos, que eram vistos como exemplo de fertilidade.
É uma tradição cristã fazer jejum de carne vermelha na sexta-feira Santa, em respeito ao sofrimento de Jesus em sua crucificação. Nesse dia de comemoração, é comum as pessoas substituírem a carne vermelha por peixe. Já no domingo de Páscoa, é possível incluir a carne no cardápio.
O bacalhau acaba sendo uma opção das mais tradicionais para servir na sexta-feira Santa. É um costume que vem desde a Idade Média entre os cristãos. A maioria dos brasileiros faz o típico bacalhau ao forno com batatas, cebola, pimentão, azeitona, tomate, temperos e muito azeite. Há também outras opções interessantes para se servir, como o Bacalhau à Brás, o Bacalhau com Natas e o Bacalhau à Gomes de Sá.
Já no domingo de Páscoa, o cordeiro é uma carne bastante tradicional, já que esse animal foi morto para redimir os pecados de todos. O cordeiro ao forno é um prato que pode alimentar bem a família toda. Uma dica é aproveitar ao máximo o fogão de 4 bocas, que ajuda a cozinhar diversos pratos ao mesmo tempo. A carne pode ser acompanhada de arroz e salada.
O pão e o vinho também são elementos que não podem faltar na Páscoa. O pão simboliza o corpo de Jesus e o vinho seria o sangue de Cristo. Esses que são emblemas antigos do cristianismo trazem a lembrança da aliança eterna entre Criador e criatura e fazem lembrar as pessoas de sua presença.
O ovo de Páscoa de chocolate é outra tradição que ganhou força no Brasil, mas não é só para crianças, porque o costume se estendeu até os adultos. Além dos ovos de chocolate, as receitas foram se desenvolvendo com recheios de bolo, creme e mousse. Algumas pessoas inovam e criam os seus próprios ovos, enquanto outros preferem comprar pronto.
A Colomba Pascal, por sua vez, também virou uma tradição da Páscoa. Acredita-se que o pão doce foi criado após um rei italiano receber esse presente de um padeiro de uma cidade inimiga. Com seu sucesso na Itália, ele se transformou em um símbolo de paz, que passou a ser saboreado na Páscoa e se espalhou por outros países.