Prefeitura lança coleção com 17 exemplares em Linguagem Simples para pessoas com deficiência e seus familiares

Projeto que institui a Linguagem Simples foi criado em 5 de dezembro de 2023

por Redação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPD-, lança no dia 13 de dezembro, em um evento no Teatro Gonzaguinha, às 08:30, uma coleção de 17 folders em linguagem simples com temas relacionados aos direitos da pessoa com deficiência e melhoria da qualidade de vida.

O objetivo da coleção é levar informação ao cidadão com deficiência e suas famílias sobre os assuntos mais perguntados aos profissionais da secretaria, ao longo do ano, utilizando-se das diretrizes da Linguagem Simples.

Temas como Brincar, Desfralde, Seletividade Alimentar, Capacitismo, Comunicação fazem parte da coleção. Todos os exemplares podem ser acessados no site da SMPD. A ideia é que a coleção seja fonte de pesquisa para familiares e demais profissionais que atuam na atenção às pessoas com deficiência e organizações sociais.

A coleção é fruto do Grupo de Linguagem Simples criado pela SMPD em abril desse ano, com o objetivo de levar informação à população de uma maneira mais compreensível.

Segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional – INAF-, apenas 12% da população brasileira são cognitivamente capazes de ler textos maiores e 30% das pessoas de 15 a 64 anos são analfabetos funcionais.

Somando-se a esse cenário, segundo a PNAD 2022 (IBGE), a taxa de analfabetismo das pessoas com deficiência era de 19,5, enquanto das pessoas sem deficiência, 4,1. Uma diferença de 15,4 pontos.

A SMPD, analisando esses dados e a necessidade de fornecer informações de qualidade à população, desenvolveu a primeira coleção sobre Qualidade de Vida para as pessoas com deficiência, utilizando-se das diretrizes da Linguagem Simples.

O lançamento da coleção acabou acontecendo em um momento muito emblemático. O Projeto de Lei 6256/2019, que Institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 5 de dezembro de 2023. Ao levar para as pessoas informação de qualidade, verdadeira e descomplicada, a SMPD também está acolhendo e mostrando o melhor caminho a ser seguido rumo à inclusão.

Para a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, o uso da Linguagem Simples é um valor inegociável na minha administração. Elaboramos um Guia de Linguagem e Design Simples, em parceria com a Fundação João Goulart, através do Programa Líderes Cariocas e agora lançamos a primeira coleção em Linguagem Simples para toda a população carioca. Esse é só o começo

– Uma comunicação é simples quando a pessoa que lê o documento ou escuta a mensagem consegue entender o conteúdo de forma fácil, sem precisar reler o texto várias vezes ou pedir explicações para outra pessoa – explica a subsecretária especializada da SMPD, Flávia Cortinovis.

Já para a gerente de Qualidade de Vida e líder do Grupo de Linguagem Simples, Raquel Silva, a linguagem simples é capaz de transformar vidas. Ao levar para as pessoas informação de qualidade, verdadeira e descomplicada, a SMPD também está acolhendo e mostrando o melhor caminho a ser seguido rumo à inclusão.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via