Premiado musical “A Cor Púrpura” chega a Jacarepaguá para apresentações exclusivas no Multiplan Hall

A Cor Púrpura - Foto: Eduardo Bakr

“A Cor Púrpura, o musical”, apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Bradesco Seguros, chega à cidade maravilhosa com toda a profundidade emocional e poderosa narrativa que conquistou plateias ao redor do mundo. Com texto de Marsha Norman e músicas de Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray, a superprodução, baseada no romance homônimo de Alice Walker, que também foi adaptado para o cinema em 1985 por Steven Spielberg, é produzida pela Estamos Aqui Produções e dirigida por Tadeu Aguiar. O espetáculo terá apresentações únicas e exclusivas no Multiplan Hall – ParkJacarepaguá – na Estrada de Jacarepaguá, nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2024, com sessões na sexta, às 20h, no sábado, às 16h e 20h30 e domingo, às 16h.

Acumulando elogios de público e crítica desde sua grande estreia em setembro de 2019, além de somar mais de 100 prêmios, indicações e honrarias, tornando-se o musical mais reconhecido do país, “A Cor Púrpura” retorna aos palcos após bem-sucedidas temporadas anteriores – quatro no Rio de Janeiro e quatro em São Paulo. Estrelado por Suzana Santana no papel de Celie, Lola Borges como Nettie, Flavia Santana como Shug e Wladimir Pinheiro como Mister, eles se unem a outros personagens complexos e cativantes vividos por Leandro Vieira, Erika Affonso, Samuel Conzé, Maju Tatagiba, Claudia Noemi, Hannah Lima, Vall Coutinho, André Sigom, Cesar Rocafi, Renato Caetano, Leonardo de Araújo, Rodrigo Fernando e Chelle.

Reunindo vozes e talentos que prometem tocar antigos e novos corações, inspirando profundas reflexões, a produção se destaca não apenas pela história comovente, ao narrar a trajetória de Celie, uma mulher negra que enfrenta adversidades e desafios no sul dos Estados Unidos durante a primeira metade do século XX, mas também pela trilha sonora exuberante que mistura gospel, jazz, ragtime e blues, capturando a essência da época e da jornada da personagem. A narrativa aborda questões sociais atemporais como desigualdade, racismo, machismo e violência contra a mulher.

Com versão brasileira de Artur Xexéo, o espetáculo, com produção geral de Eduardo Bakr, teve a direção musical assinada por Tony Lucchesi na primeira temporada, estando, desde 2022, sob a batuta de Thalyson Rodrigues. As coreografias são de Sueli Guerra, a cenografia de Natália Lana, os figurinos de Ney Madeira e Dani Vidal, o desenho de luz de Rogério Wiltgen e o desenho de som de Gabriel D’Angelo.

Em cartaz há cinco anos, a longevidade do espetáculo é um testemunho de seu impacto duradouro e da relevância de suas mensagens. Cada apresentação promove uma celebração da força humana e da capacidade de superação diante das adversidades, provando que “A Cor Púrpura” continua a ser uma peça fundamental no teatro musical contemporâneo, inspirando novas gerações e relembrando a todos a importância da luta por amor e dignidade.

A OBRA:

“A Cor Púrpura” é uma obra marcante, originalmente um romance escrito por Alice Walker, publicado em 1982, que conta a história de Celie, uma jovem afro-americana que enfrenta abusos e racismo no sul dos Estados Unidos no início do século 20. O livro foi premiado com o Pulitzer de Ficção e adaptado para o cinema pela primeira vez em 1985, em um filme dirigido por Steven Spielberg, estrelado por Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey e Danny Glover. Essa versão foi amplamente aclamada e recebeu 11 indicações ao Oscar.

Em 2005, a história ganhou vida nos palcos da Broadway como um musical, com músicas de Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray. O espetáculo foi um sucesso, sendo indicado a 11 prêmios Tony. Em 2015, uma nova montagem do musical foi lançada, dessa vez com Cynthia Erivo como Celie, recebendo aclamação crítica e prêmios, incluindo o Tony de Melhor Revival de um Musical.

Em 2023, a obra voltou aos cinemas em um novo filme musical, dirigido por Blitz Bazawule e produzido por Oprah Winfrey e Steven Spielberg. O filme trouxe uma nova perspectiva para o público ao adaptar o musical da Broadway, destacando a força da jornada de Celie, interpretada por Fantasia Barrino, através de suas músicas e performances emocionantes.

Ficha Técnica: 
Texto: Marsha Norman
Músicas: Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray
Versão Brasileira:  Artur Xexéo
Direção Geral: Tadeu Aguiar
Direção Musical da primeira temporada: Tony Lucchesi 
Direção Musical temporada 2022, 2023 e 2024  – Thalyson Rodrigues

Elenco: Suzana Santana, Wladimir Pinheiro, Flavia Santana, Erika Affonso, Leandro Vieira, Samuel Conzé, Maju Tatagiba, Lola Borges, Claudia Noemi, Hannah Lima, Vall Coutinho, André Sigom, Cesar Rocafi, Renato Caetano , Leonardo de Araújo, Rodrigo Fernando e Chelle 

Assistência de direção: Flávia Rinaldi
Produção de elenco: Marcela Altberg
Cenário: Natália Lana
Figurino: Ney Madeira e Dani Vidal
Desenho de luz: Rogério Wiltgen
Desenho de som: Gabriel D’Angelo 
Coreografia: Sueli Guerra
Assistência de cenografia: Gisele Batalha
Assistência de Coreografia: Olívia Vivone
Mídias sociais: Rafael Nogueira
Designer gráfico: Alexandre Furtado
Produção executiva: Edgard Jordão
Coordenação de produção: Norma Thiré
Produção Geral: Eduardo Bakr
Assessoria de Imprensa: GPress Comunicação por Grazy Pisacane

SERVIÇO: 

Local: Multiplan Hall – ParkJacarepaguá – Estrada de Jacarepaguá,6069, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Sessões: Sexta às 20h | Sábados 16h e 20h30 | Domingos às 16h

Valores:
Plateia – 140,00 / 70,00
Plateia Vip – 160,00 /80,00
Plateia Lateral Ímpar – 120,00 / 60,00
Plateia Lateral Par – 120,00 / 60,00

Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/99883?share_id=1-copiarlink
Classificação etária: 12 anos
Duração do espetáculo: 165 minutos + 15 minutos de intervalo

Related posts

Drift Rio 2025: O maior evento de drift e cultura automotiva do estado retorna em novembro

Laila Garin revisita sucessos de Elis Regina em apresentação única no Teatro Riachuelo Rio

Últimos shows da turnê que comemora 60 anos de carreira de Maria Bethânia