Está chegando a hora do Prêmio Grande Otelo! Hoje, dia 28 de agosto, a partir das 21h, a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, será mais uma vez palco da cerimônia que reúne anualmente centenas de realizadores, atores e profissionais do setor numa enorme celebração do audiovisual brasileiro. Agora com novo nome, a mais importante premiação do setor (que até o ano passado chamava-se Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), amplia a reverência a um dos nossos maiores ícones: o ator e comediante Grande Otelo, que já dava nome ao troféu. Com apresentação de Dira Paes e Toni Garrido, a cerimônia será transmitida ao vivo pelo Youtube da Academia e pelo Canal Brasil, com início às 20h50.
O Cinema Novo é o grande homenageado da edição de 2024, quando se comemora os 60 anos do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. Na cerimônia, dirigida por Batman Zavareze e com roteiro de Bebeto Abrantes, o público vai revisitar obras emblemáticas numa noite repleta de surpresas. Realizado pela Academia Brasileira de Cinema, o Prêmio Grande Otelo 2024 conta com o apoio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e tem apuração e acompanhamento PwC Brasil.
“Chegamos à 23ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, agora rebatizado de Prêmio Grande Otelo, com um recorde de inscrições: foram 326 obras inscritas e mais de 3000 profissionais. Uma alegria ver a potência do nosso audiovisual num ano que homenagearemos o Cinema Novo, movimento essencial para entendermos que somos protagonistas das histórias que só a gente pode contar”, diz a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema.
Rafael Alvim, sócio e líder regional da PwC Rio de Janeiro, destacou a atuação da PwC na cerimônia de premiação. “O Prêmio Grande Otelo, neste ano, inclui duas novas categorias: Melhor Ator e Melhor Atriz de Série de Ficção, totalizando 30 categorias. Este volume de produções de qualidade é um exemplo da representatividade e da relevância do cinema brasileiro, além de fomentar e escalar o debate em torno de agendas relevantes na construção de uma sociedade que compreenda, acolha e valorize temas importantes abordados nas obras finalistas. Na PwC, acreditamos na transformação através do investimento e do acesso à cultura e à educação. Iniciativas como essa, conectadas ao nosso propósito e a tudo o que fazemos diariamente, nos aproximam ainda mais do que acreditamos e desejamos como organização”.
A lista de finalistas de 2024 reúne mais de 200 profissionais, sendo 39 longas-metragens brasileiros, 5 longas ibero-americanos, 15 curtas-metragens brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 16 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção). Os filmes com maior número de indicações são “Mussum, O Filmis”, de Silvio Guindane, e “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini, ambos finalistas em 12 categorias.
Votado pelos profissionais do audiovisual de diversas áreas associados à Academia Brasileira de Cinema, o Prêmio Grande Otelo vem passando por atualizações desde que foi criado, sempre acompanhando as mudanças do mercado audiovisual. Com o objetivo de abranger a multiplicidade de formatos narrativos, a Academia criou este ano duas novas categorias: Melhor Atriz e Melhor Ator de Série de Ficção.
No total, são 30 categorias, incluindo a de filmes ibero-americanos, com produções indicadas pelas academias de cinema dos 13 países associados à FIACINE (Federação Ibero-americana de Cinema). A categoria Melhor Longa-Metragem Comédia concorrerá exclusivamente ao Voto Popular.
A Academia Brasileira de Cinema lançou este ano uma nova marca, para ampliar a homenagem a Grande Otelo e apresenta também um novo site exclusivamente dedicado ao Prêmio, que reúne todos os detalhes da premiação.
Academia Brasileira de Cinema
Com sede no Rio de Janeiro e representatividade nacional, a Academia Brasileira de Cinema é uma entidade independente criada no dia 20 de maio de 2002 com a finalidade, entre outras, de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, agora Prêmio Grande Otelo, e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento da indústria audiovisual em todo o Brasil. A Academia Brasileira de Cinema foi reconhecida em 2020 pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences como única entidade credenciada para indicar o filme que representa o cinema brasileiro na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar, sem qualquer tutela do governo que esteja no poder.
Profissionais do setor, das mais diversas áreas, podem se associar à Academia, adquirindo assim não apenas o direito de votar no Prêmio Grande Otelo, mas de participar das assembleias e eventos que acontecem ao longo do ano, como a eleição para a comissão que escolhe o filme brasileiro indicado para representar o país no Oscar. A Academia Brasileira de Cinema é presidida por Renata Almeida Magalhães e a diretoria é composta por Paulo Mendonça (vice-presidente), Bárbara Paz, Ariadne Mazzetti, Allan Deberton e Jeferson De.
Prêmio Grande Otelo
O Prêmio Grande Otelo é organizado e votado pelos próprios profissionais do setor, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais. A premiação é anual. Contribui para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais da indústria.
O processo de definição dos vencedores do Prêmio Grande Otelo é dividido em duas etapas: indicação e premiação. A partir de 2004 a votação passou a ser feita via internet, pelos sócios da Academia, que recebem uma senha eletrônica para votar pela internet. O sistema tem a apuração e acompanhamento da empresa PwC Brasil.
Na fase de indicação são escolhidas as cinco obras e profissionais representantes de cada categoria que passam para a etapa seguinte. A escolha é feita pelos sócios – através de uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes. Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada aos sócios que escolhem, então, os vencedores. Nas duas etapas a votação é secreta e a abertura das cédulas, bem como a apuração dos votos, é realizada pela PwC Brasil.