Prêmio Jabuti 2023 | DarkSide Books tem duas obras semifinalistas

📷: DarkSide Books / Divulgação

No dia 9 de novembro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou a lista das obras semifinalistas de várias editoras para o Prêmio Jabuti 2023. Dentre elas, duas são publicações da DarkSide® Books: a graphic novel O Fim da Noite, de Diox e Rafael Calça, na categoria “Histórias em Quadrinhos”; e o livro Sou Mais Eu, com artes de Rogério Coelho, na categoria “Ilustração”.

Leia também > Títulos da Cepe Editora estão na semifinal da 65ª edição do Prêmio Jabuti

Desde o ano de 1959, o Prêmio Jabuti, promovido e concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), é o mais tradicional prêmio literário brasileiro. Foi idealizado por Edgard Cavalheiro, quando este presidia a CBL, com o interesse de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano. Hoje a premiação é referência dentre os prêmios literários do Brasil e tem como propósito ampliar os feitos da indústria editorial e o alcance da literatura nacional. Para a 65ª edição do Prêmio Jabuti, foram inscritas 4.245 obras, que mostram o tamanho do prêmio e da literatura nacional.

Na próxima terça-feira, dia 21 de novembro, serão anunciados os cinco finalistas em cada uma das 21 categorias, que são distribuídas entre os eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. No dia 5 de dezembro, todos os vencedores serão anunciados em uma cerimônia que será realizada no pomposo Theatro Municipal de São Paulo. A lista completa de semifinalistas do Prêmio Jabuti 2023 pode ser consultada no site do Prêmio Jabuti.

Conheça os semifinalistas da DarkSide:

O Fim da Noite, de Diox e Rafael Calça

Indicação: semifinalista em “Histórias em Quadrinhos”

📷: DarkSide Books / Divulgação

Vencedora do 1º Prêmio Machado DarkSideO Fim da Noite conta uma história de luta e resiliência de personagens inspiradas nas mulheres das famílias dos autores Rafael Calça e Diox. Conduzidas pela força e luta da avó, Aurora, que trabalha como empregada doméstica desde os 10 anos de idade, três gerações de mulheres negras lutam pela sobrevivência, por direitos básicos, e por melhorias nas suas vidas e de suas famílias. A HQ também é finalista do troféu HQMIX nas categorias “Novo Talento Desenhista” (Diox) e “Roteirista Nacional” (Rafael Calça).

Sou Mais Eu, de Richard Brehm e Rogério Coelho

Indicação: semifinalista em “Ilustração”

📷: DarkSide Books / Divulgação

Sou Mais Eu apresenta a história e os sonhos de uma jovem artista em uma jornada de autoconhecimento para pintar a grande tela em branco que é a vida de todos. Ao longo de sua jornada, ela é desafiada pela figura que se tornou seu Mestre de Pintura, que deixa claro que ela não está autorizada a pintar o que quiser. A publicação do selo Caveirinha une o roteiro de Richard Brehm à arte do ilustrador brasileiro Rogério Coelho, que já foi premiado com o Prêmio Jabuti por outros trabalhos. Juntos, eles criaram uma obra que se destaca pelas frases certeiras e pelas ilustrações vivazes e impressionantes.

*Conteúdo produzido com informações do Dark Blog e assessoria de imprensa. 

Related posts

Bar dos Pescadores, em Búzios, é o refúgio gastronômico perfeito para curtir o verão 

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

“Que cinema é esse?” é a temática central da 28ª Mostra Tiradentes que presta homenagem à atriz Bruna Linzmeyer