Início » Presença Festival é sucesso de público e já tem segunda edição confirmada

Presença Festival é sucesso de público e já tem segunda edição confirmada

por Redação
Um evento plural que reuniu mais de 3 mil pessoas em três dias! Assim foi o Presença Festival que, em sua primeira edição, celebrou a diversidade, a equidade e a inclusão com arte! Sucesso absoluto de público, o festival já tem sua segunda edição confirmada para novembro deste ano.

Idealizado pelo publicitário e produtor cultural José Menna Barreto, coordenador das áreas de comunicação e relações institucionais da Araucária Agência Cultural, o Presença Festival, que aconteceu nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio, teve a curadoria dos artistas Dandara Mariana e Caio Braz. Com suas vivências, eles imprimiram suas identidades no evento que teve como principal característica ser um projeto multisegmentos que chegou para contribuir por uma cultura mais diversa e por uma arte mais inclusiva.

“Tudo no Presença Festival foi pensado para contribuir para dar luz aos grupos minorizados. Através da arte e da cultura, foi possível ver que esses grupos são potências criativas que merecem ter o seu lugar de destaque na sociedade”, diz José Menna Barreto, idealizador do Presença Festival.

No dia 29 de abril, o Circo Voador recebeu artistas pretos que se destacam no cenário musical brasileiro. O line-up, cuidadosamente definido pelos curadores, tinha artistas comprometidos com mensagens conscientizadoras. DJ Tammy Reis, Larissa Luz, Rincon Sapiência, Tássia Reis, Jéssica Ellen, Samba Que Elas Querem e DJ Will Ow entregaram shows inesquecíveis para a plateia que assistia a tudo com entusiasmo diante de tanta energia criativa!

Durante os intervalos das apresentações, o público pôde ver a potência do coletivo artístico-literário Slam das Minas. Além da música, os frequentadores do Circo Voador conferiram a exposição de fotografias do “Projeto Identidade”, apresentado pelo BNY Mellon. Idealizada pela atriz Noemia Oliveira e pelo ator Orlando Caldeira, a exposição mostrou a importância da representatividade, criando versões negras de ícones culturais, que vão desde Kill Bill até Rapunzel. Entre os modelos nas fotos foi possível reconhecer diversos nomes, como Ruth de Souza, Sheron Menezzes, Juliana Alves e Erika Januza, por exemplo.

No dia seguinte, foi a vez de dar visibilidade ao público LGBTQIA+. O teatro Rival Refit se transformou em uma grande celebração à cultura Ballroom carioca. Foi lá que aconteceu o Presença Ferve Ballroom, com o tema Disco Elegance, que teve o apoio da HellBall e da House of Cazul. Os performers da Ball competiram em diversas categorias em busca de premiações e títulos. Integrantes de “Houses” do Rio de Janeiro, de São Paulo e até mesmo de Brasília marcaram presença nas batalhas, com performances marcantes. Um dos grandes momentos da noite foi o show da artista Urias, que levou o público ao delírio com tanta energia!

Para finalizar, no dia 1º de maio, o evento ocupou o Centro de Movimento Deborah Colker, na Gávea, com diversas atividades. Na programação houve exposição de artes visuais, feira de arte e gastronomia, exibição de curtas-metragens, talks e bate-papos, além de oficinas.

O Presença Festival foi apresentado por: XP Inc., Ministério do Turismo, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Patrocínio Master: Mercado Livre e BNY Mellon. Patrocínio: Liberty Seguros, Grupo Seres e Prefeitura do Rio de Janeiro.

Apoio: Delloite, AfferoLab, Grupo Mapma, Delphos e Cadence. Produção: Araucária Agência Cultural. Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via