‘Primavera do Musehum’ no Futuros – Arte e Tecnologia tem oficinas, debates e ocupação artística

Trabalho da artista Bia Monteiro, na exposição “CLIMAXX”, atração da Primavera do Musehum - imagem: acervo da artista

O Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, localizado no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, preparou uma programação especial gratuita para celebrar a 19ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano discute “Museus e Mudanças Climáticas”. É a Primavera do Musehum, entre 24 e 28 de setembro, com apresentações artísticas, exposições, oficinas e rodas de conversa que dialogam sobre a temática do meio ambiente.

“Por meio da cultura e suas múltiplas linguagens, o Futuros – Arte e Tecnologia busca engajar o público em debates e reflexões conectados com o nosso tempo. A Primavera do Musehum, em sintonia com o tema da 19ª Primavera dos Museus, combina arte, diversidade e urgência socioambiental por meio de obras, oficinas e rodas de conversa. Com isso, reafirmamos nosso propósito de promover reflexões visando a construção de futuros mais sustentáveis, justos e inclusivos”, ressalta Bruna Cruz, coordenadora do Musehum.

Ao longo dos cinco dias de programação, o público vai participar de atividades educativas e culturais voltadas para toda família. Serão cinco mesas de debates, sobre assuntos que percorrem desde a importância da água até preservação e sustentabilidade digital; três oficinas, com os temas “Arte da Terra: Criação com Argila e Natureza”, “Berimbau: Memória e Natureza” e “Impossibilidade possível de futuros – Terra, Água e Ar”; três apresentações artísticas de jovens da Folia de Reis do Morro da Formiga, do projeto Favelas e Florestas; uma estação educativa e uma conferência sobre “Antropoceno”. O tema, que é um dos eixos temáticos de atuação do Musehum, propõe diálogos e ações concretas para um futuro sustentável, reforçando a importância de práticas conscientes. Para conferir a programação completa com os nomes dos participantes, basta retirar os ingressos gratuitos AQUI.

Outras duas atividades integram a Primavera do Musehum: a abertura da exposição coletiva “CLIMAXX” e a estreia do projeto “Disconcertos”. Com curadoria de Gabriela Maciel e produção da Tech Art Lab, a mostra traz obras em diversos suportes e formatos. Trabalhos em arte digital, pintura, objeto, fotografia e vídeo apresentam visões de mundo sobre a situação crítica do meio ambiente. Raul Mourão, Marian Starosta, Niura Bellavinha, Bia Monteiro e Ana Kemper são alguns dos artistas que expõem até 16 de novembro.

Na quarta, 24, às 19h, estreia a nova temporada do projeto “Disconcertos”, em que o escritor e jornalista Dodô Azevedo convida uma personalidade cultural a eleger um disco marcante de sua vida. O primeiro deles será o músico Barral Lima, que vai falar sobre “Sol de primavera”, de Beto Guedes, de 1979. Juntos, Dodô e Barral compartilham histórias sobre a obra, a carreira de Guedes e a preocupação com questões ambientais já na década de 70. Disconcertos é uma realização de Sheila Gomes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com o patrocínio da Serede e da Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC.

A Primavera do Musehum é um projeto contemplado no Edital Nossos Museus, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e a realização é do Musehum e da Zucca Produções.

Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 20 anos, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia é um espaço de exibição, criação e inovação artística. Com uma programação gratuita voltada a todos os públicos, o espaço promove e recebe exposições, apresentações artísticas, espetáculos teatrais, entre outros eventos que convidam o público a refletir sobre temas que norteiam sua linha curatorial, como meio ambiente, ancestralidade, diversidade, educação e tecnologia. O Futuros abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que mantém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil e atividades interativas sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

O centro cultural tem gestão do Instituto Futuros. Desde agosto de 2025, o Futuros – Arte e Tecnologia recebe o projeto Upload, realizado pela Zucca Produções, e correalizado pelo Futuros – Arte e Tecnologia e pelo Coletivo 2050, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, com patrocínio da Serede, Oi, Eletromidia, Rastro,Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC.

Serviço
Primavera do Musehum
Data: 24 a 28 de setembro
Horário: 11h às 20h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro
Retirada de ingressos gratuitos: AQUI

Exposição CLIMAXX
Data: 24 de setembro a 16 de novembro
Local: Futuros – Arte e Tecnologia – Galeria 1
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro
Entrada franca

Disconcertos
Dodô Azevedo recebe Barral Lima para comentar “Sol de primavera”, de Beto Guedes
Data: 24 de setembro (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro
Entrada franca
Lotação máxima: 80 lugares

Related posts

Viaje de ônibus com economia e praticidade: Descubra as vantagens da BlaBlaCar

Espetáculo sobre migrantes do Norte e do Nordeste do Brasil chega ao Teatro Cacilda Becker

Rubens Kurin e Leandro Braga celebram os 80 anos de Taiguara no show “Taiguara, Teu Sonho Não Acabou”