‘Primavera do Musehum’ no Futuros – Arte e Tecnologia tem oficinas, debates e ocupação artística

Trabalho da artista Bia Monteiro, na exposição “CLIMAXX”, atração da Primavera do Musehum - imagem: acervo da artista

O Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, localizado no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, preparou uma programação especial gratuita para celebrar a 19ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano discute “Museus e Mudanças Climáticas”. É a Primavera do Musehum, entre 24 e 28 de setembro, com apresentações artísticas, exposições, oficinas e rodas de conversa que dialogam sobre a temática do meio ambiente.

“Por meio da cultura e suas múltiplas linguagens, o Futuros – Arte e Tecnologia busca engajar o público em debates e reflexões conectados com o nosso tempo. A Primavera do Musehum, em sintonia com o tema da 19ª Primavera dos Museus, combina arte, diversidade e urgência socioambiental por meio de obras, oficinas e rodas de conversa. Com isso, reafirmamos nosso propósito de promover reflexões visando a construção de futuros mais sustentáveis, justos e inclusivos”, ressalta Bruna Cruz, coordenadora do Musehum.

Ao longo dos cinco dias de programação, o público vai participar de atividades educativas e culturais voltadas para toda família. Serão cinco mesas de debates, sobre assuntos que percorrem desde a importância da água até preservação e sustentabilidade digital; três oficinas, com os temas “Arte da Terra: Criação com Argila e Natureza”, “Berimbau: Memória e Natureza” e “Impossibilidade possível de futuros – Terra, Água e Ar”; três apresentações artísticas de jovens da Folia de Reis do Morro da Formiga, do projeto Favelas e Florestas; uma estação educativa e uma conferência sobre “Antropoceno”. O tema, que é um dos eixos temáticos de atuação do Musehum, propõe diálogos e ações concretas para um futuro sustentável, reforçando a importância de práticas conscientes. Para conferir a programação completa com os nomes dos participantes, basta retirar os ingressos gratuitos AQUI.

Outras duas atividades integram a Primavera do Musehum: a abertura da exposição coletiva “CLIMAXX” e a estreia do projeto “Disconcertos”. Com curadoria de Gabriela Maciel e produção da Tech Art Lab, a mostra traz obras em diversos suportes e formatos. Trabalhos em arte digital, pintura, objeto, fotografia e vídeo apresentam visões de mundo sobre a situação crítica do meio ambiente. Raul Mourão, Marian Starosta, Niura Bellavinha, Bia Monteiro e Ana Kemper são alguns dos artistas que expõem até 16 de novembro.

Na quarta, 24, às 19h, estreia a nova temporada do projeto “Disconcertos”, em que o escritor e jornalista Dodô Azevedo convida uma personalidade cultural a eleger um disco marcante de sua vida. O primeiro deles será o músico Barral Lima, que vai falar sobre “Sol de primavera”, de Beto Guedes, de 1979. Juntos, Dodô e Barral compartilham histórias sobre a obra, a carreira de Guedes e a preocupação com questões ambientais já na década de 70. Disconcertos é uma realização de Sheila Gomes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com o patrocínio da Serede e da Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC.

A Primavera do Musehum é um projeto contemplado no Edital Nossos Museus, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e a realização é do Musehum e da Zucca Produções.

Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 20 anos, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia é um espaço de exibição, criação e inovação artística. Com uma programação gratuita voltada a todos os públicos, o espaço promove e recebe exposições, apresentações artísticas, espetáculos teatrais, entre outros eventos que convidam o público a refletir sobre temas que norteiam sua linha curatorial, como meio ambiente, ancestralidade, diversidade, educação e tecnologia. O Futuros abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que mantém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil e atividades interativas sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

O centro cultural tem gestão do Instituto Futuros. Desde agosto de 2025, o Futuros – Arte e Tecnologia recebe o projeto Upload, realizado pela Zucca Produções, e correalizado pelo Futuros – Arte e Tecnologia e pelo Coletivo 2050, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, com patrocínio da Serede, Oi, Eletromidia, Rastro,Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC.

Serviço
Primavera do Musehum
Data: 24 a 28 de setembro
Horário: 11h às 20h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro
Retirada de ingressos gratuitos: AQUI

Exposição CLIMAXX
Data: 24 de setembro a 16 de novembro
Local: Futuros – Arte e Tecnologia – Galeria 1
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro
Entrada franca

Disconcertos
Dodô Azevedo recebe Barral Lima para comentar “Sol de primavera”, de Beto Guedes
Data: 24 de setembro (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro
Entrada franca
Lotação máxima: 80 lugares

Related posts

“Navio Ybera” – Experiência com imersão em negócios em alto mar

Risco Festival 2025 destaca criações queer em quatro dias de programação 

Em tempo recorde, Rock in Rio Card esgota em menos de uma hora com ingressos vendidos para todos os Estados do Brasil