Primeiro equipamento do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia na Zona Sul é inaugurado nesta sexta, 16 de maio

No mês que marca as comemorações do 15º aniversário do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia, a Zona Sul recebe seu primeiro equipamento voltado para a população LGBTI+. Sediado no Flamengo, na rua Dois de Dezembro, nº9, o Centro Comunitário LGBTI+ Casa Nem – Indianarae Siqueira será inaugurado nesta sexta-feira, 16 de maio, às 10h30. O atendimento será realizado de quarta à domingo, das 20h às 05h, por uma equipe interdisciplinar formada por profissionais das áreas do serviço social, da psicologia e do direito.

Idealizadora da Casa Nem, Indianarae Siqueira acredita que a parceria com o Governo do Estado torna a instituição um instrumento oficial de acolhimento. “Esse é um passo importante para todes nós. Trata-se de uma conquista para a comunidade, para a cidade e para a sociedade civil que luta por direitos humanos”, pontua a ativista, que reconhece o valor simbólico da ocupação de pessoas LGBTI+ na região nobre da cidade do Rio.

O Centro Comunitário LGBTI+ – Casa Nem é o terceiro equipamento neste modelo do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia, sendo o 23º equipamento de atendimento à população LGBTI+. “Os Centros Comunitários LGBTI+ são fundamentais para membros da comunidade em situação de vulnerabilidade social. Esta parceria fortalece o movimento social e promove apoio a quem mais precisa”, salienta Ernane Alexandre, coordenador do Rio Sem LGBTIfobia e superintendente de Políticas para Pessoas LGBTI+ da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. “O nosso compromisso é levar dignidade e cidadania para quem mais precisa”

O Programa Rio Sem LGBTIfobia foi criado em 2010 e é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

SERVIÇO
Inauguração do Centro Comunitário LGBTI Casa Nem – Indianarae Siqueira
Data: 16 de maio de 2025
Horário: 10h30
Local: Rua Dois de Dezembro, nº9, Flamengo, Rio de Janeiro

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio