Primeiro Fairmont Talks focado em arte recebe exposição “Paisagens Abstratas”, de Ana Coutinho

Artista discute seu processo criativo durante exibição

Netto Moreira, Roberta Coelho, Luís Justo, Ana Coutinho e Rogério Barreto
Netto Moreira, Roberta Coelho, Luís Justo, Ana Coutinho e Rogério Barreto

O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana inaugura sua série de encontros Fairmont Talks com um foco especial em arte. No dia 26 de agosto, última segunda-feira, das 18h às 20h, a artista Ana Coutinho apresentou sua exposição “Paisagens Abstratas” no 6º andar do hotel. O evento, que integra o pilar de arte e cultura do Fairmont, marcará o primeiro Art Talk da série, proporcionando uma conversa direta entre a artista e o público.

Durante a mostra, Ana Coutinho compartilhou insights sobre seu processo criativo e discutiu as obras criadas para a exposição. “Paisagens Abstratas” é composta por sete pinturas que combinam acrílica e óleo sobre tela. As obras exploram relações entre cores, símbolos, natureza, o mar e o inconsciente. A artista buscou recriar a intensidade e a fluidez do azul do mar de Copacabana, refletindo sobre como a luz se transforma ao longo do dia no Hotel Fairmont.

Carioca de nascença, Ana Coutinho traz em suas obras a influência de suas experiências em São Paulo, Nova York e Londres, onde cursou Mestrado em Artes e Design na Universidade Central Saint Martins. De volta ao Rio de Janeiro em 2020, sua pintura passou a incorporar elementos naturais da cidade, distanciando-se do formalismo mais rígido que prevalecia em seus trabalhos anteriores.

O Fairmont Rio tem a arte como um dos pilares principais. O hotel recebe diferentes artistas em sua galeria através da parceria com Christine Laclau, curadora, gestora e art advisor especializada em arte contemporânea. “Na originalidade da artista, encontramos uma pesquisa delicada sobre relações entre as cores, os símbolos, a natureza, o mar e o inconsciente. Elas trazem marcas de ondulações, circulações, correntezas, voltas, torções, cujos traços fortes, largos e intensos sugerem um aspecto aquático. Ao mesmo tempo, os trabalhos evocam um tempo espiralar e labiríntico e inspiram uma experiência sem começo, sem meio e sem fim” comenta Laclau.

Serviço
Fairmont Talks com Ana Coutinho
Data: 26 de agosto até fim de novembro
Local: 6º andar do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana