Primeiro infantil da Cia Móvel de Teatro, “Um Lugar logo Ali” tem sessões gratuitas no Teatro da UFF

Um Lugar logo Ali - Foto: Renato Mangolin

A Cia Móvel de Teatro estreia seu primeiro espetáculo infantil no Teatro da UFF, em Niterói, com sessões gratuitas aos sábados e domingos, às 16h, entre os dias 21 e 29 de junho. Com direção de Cátia Costa e dramaturgia de Helena Hamam, Um Lugar Logo Ali aborda, de forma sensível e divertida, os excessos do mundo contemporâneo, a pressão por produtividade e seus impactos nas relações humanas e no meio ambiente.

Em cena, os personagens Hábito e sua prima Rotina vivem em Eficiência City, uma cidade acelerada, plastificada e compulsoriamente feliz. Ali, tudo gira em torno da produção contínua e do progresso, sob o comando onipresente de Marytocracia — uma figura que nunca aparece, mas comanda tudo com sua lógica meritocrática. O colega de trabalho dos dois, Ponto de Vista, observa a cidade de fora e, ao mesmo tempo, participa da história como narrador e personagem. É com a chegada de Contemplação, um viajante que oferece um outro olhar sobre a vida, que os pilares dessa cidade entram em colapso e mudam o rumo da história.

“A atmosfera de Eficiência City é pensada a partir de narrativas distópicas amplamente exploradas pela ficção científica. Já os habitantes são alegorias de conteúdos presentes em best-sellers do mercado empresarial e de autoajuda. O viajante Contemplação, por sua vez, foi pensado para simbolizar um resgate de união entre humanidade e natureza”, explica Helena Hamam.

A encenação mistura as linguagens do teatro, da dança e do circo, características da Cia Móvel de Teatro, para criar imagens poéticas e potentes que dialogam com as crianças e suas famílias. As apresentações contam também com um intérprete de Libras que, além de realizar a tradução, participa de algumas cenas interagindo com os personagens.

Em sintonia com a temática do espetáculo, o figurino assinado por Erika Schwarz é inteiramente composto por materiais reutilizados e recicláveis, como tecidos de brechó, roupas descartadas e itens de upcycling. A proposta é que a peça não só fale sobre sustentabilidade, mas que também a pratique concretamente em sua realização. O cenário, criado por Bianca Bühring, segue a mesma lógica, reforçando o compromisso da montagem com o cuidado ambiental.

Um Lugar Logo Alí, sendo minha primeira obra de direção artística para a infância, me motiva a pensar numa ficção tão atual e presente no que diz respeito à idealização de mundos e construção de novas ideologias. Eficiência City é o lugar onde o progresso e o desenvolvimento tecnológico nos tornam tal qual máquinas, insensíveis e dispersos ao mundo dos sentidos e do coração. É preciso voltar a sentir o cheiro das flores naturais e se emocionar com o pôr do sol!”, afirma Cátia Costa, indicada ao Prêmio Shell de Melhor Direção por “Um pássaro não é uma pedra”, ao lado de Adriana Schneider e Mar Mordente.

A trilha sonora original, composta por Aline Peixoto, guia a narrativa e embala os movimentos do elenco formado por Daniel Leuback, Helena Hamam, Kai Lopes e Raphael Pompeu. A proposta da Cia é estimular o debate sobre temas como saúde mental, diversidade, meio ambiente e a importância de se olhar para os modos de vida contemporâneos com mais escuta e imaginação.

Serviço

Quando: 21, 22, 28 e 29 de junho (sábados e domingos), às 16h
Onde: Teatro da UFF
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói, RJ
Duração: 60 minutos

Classificação: livre
Ingressos: gratuitos (retirada a partir das 15h na bilheteria do teatro)

Ficha técnica

Idealização: Cia Móvel de Teatro
Elenco: Daniel Leuback, Helena Hamam, Kai Lopes e Raphael Pompeu
Dramaturgia: Helena Hamam
Direção: Cátia Costa
Preparação Circense: Palu Felipe

Direção Musical e Trilha Original: Aline Peixoto

Operação de som: Douglas Xavier
Iluminação cênica e operação de luz: Raphael Grampola
Figurino: Erika Schwarz

Assistente de Figurino: Leo Thesolin
Cenário: Bianca Bühring e Asa Produções Artísticas

Caracterização cênica: Erika Schwarz
Direção de Produção: Raphael Pompeu
Produção Executiva: Fernanda Guerreiro
Assistente de Produção: Daniel Scarcello

Fotografia: Renato Mangolin

Designer: Douglas Daudt
Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues / Aquela Que Divulga

Apoio Cultural: Amazonas Bike, CLAC – Clube Livre de Arte e Cultura, CLIN, Delícias de La Marie, Sabores de Mae e Sulamita Gastronomia

Related posts

Laila Garin revisita sucessos de Elis Regina em apresentação única no Teatro Riachuelo Rio

Últimos shows da turnê que comemora 60 anos de carreira de Maria Bethânia

Indicado ao 36º Prêmio Shell, espetáculo Vinte! preserva a memória dos movimentos artísticos negros da década de 1920