Princípio da Incerteza

“Princípio da Incerteza” no Espaço Rogério Cardoso, na Casa de Cultura Laura Alvim

A peça escrita por Rosyane Trotta e dirigida por Jefferson Almeida celebra os 15 anos da Definitiva Cia. de Teatro

por Redação

A Definitiva Cia. de Teatro celebra 15 anos de formação com a estreia do seu sexto espetáculo: “Exercício de Atuação N º 1 – Princípio da Incerteza”, que cumpre temporada de 10 de janeiro a 15 de fevereiro no Espaço Rogérioio Cardoso (administrado pela FUNARJ), na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, com sessões terças e quartas às 19h.

Nesta montagem, com dramaturgia de Rosyane Trotta e direção de Jefferson Almeida, os atores João Vítor Novaes e Marcelo de Paula se lançam em movimento pendular entre a realidade (ou a ficção da realidade) e a ficção propriamente dita. A situação entre eles oscila da simbiose amorosa à polarização destrutiva, em um processo que tem como inspiração os romances Esaú e Jacó, de Machado de Assis, Caim, de José Saramago, e Dois Irmãos, de Milton Hatoum, mediados pelas histórias, memórias e sensibilidades dos atores.

Trata-se também de um duelo: um confronto entre amigos, um desafio entre jogadores, uma disputa entre irmãos. É uma peça que provoca o público ao propor uma encenação no limiar entre o aqui-e-agora do acontecimento teatral e a elaboração estética da cena.

“Exercício de Atuação” inaugura um novo momento na trajetória da Definitiva Cia. de Teatro. Acostumada a espetáculos em que desenvolve uma pesquisa de linguagem muito definida pela presença da música, por certa instância coral e por uma cena muito limpa com foco em certa comunicação dialética, agora, mergulha nessa metodologia centrada na presença do ator e no jogo como dispositivo de criação cênica; o foco do exercício é a atuação e suas possibilidades de construção. Nesses experimentos, o coletivo se divide entre jogadores e artistas colaboradores, ou seja, parte do grupo está em cena e a outra parte integra o processo como provocadores, criadores e, sobretudo, como interlocutores.

“É uma forma de experimentar o desconhecido, de se lançar em um jogo livre que tem como único objetivo alargar as ferramentas de atuação dos integrantes da companhia. Por esse prisma, é possível, entre outras coisas, inverter certa lógica hegemônica de criação de uma peça teatral: aqui, os atores e seu jogo vêm antes do texto, da montagem, de tudo… e tudo é construído para que esse jogo apareça”, enfatiza Jefferson Almeida.

Desta maneira, “Princípio da incerteza” é o desfecho inicial dessa metodologia que vem sendo estudada pelo coletivo há quase dois anos e já prevê a estreia do “Exercício de Atuação nº 2 – O Susto”, com a atriz Tamires Nascimento sozinha em cena.

“Com esse sexto espetáculo, a Definitiva se despe da força da teatralidade e busca a dificuldade do despojamento. Coisa de coletivo experiente, que já não necessita afirmar sua identidade e pode se arriscar nos caminhos de seu avesso”, acrescenta Rosyane Trotta.

O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2 e apoio institucional da FUNARJ. “Exercício de Atuação N º 1 – Princípio da Incerteza” também fará duas apresentações gratuitas, nos dias 26 e 27 de janeiro às 20h, na Sala Nelson Pereira dos Santos (Av. Visconde do Rio Branco 880 – Niterói)

Sinopse:

O espetáculo inaugura a série de exercícios que comemoram os quinze anos da Definitiva Cia de Teatro. Dois atores estudam como abordar a relação entre dois irmãos e recorrem a Caim e Abel, a Esaú e Jacó, a Polinice e Etéocles e aos seus próprios irmãos para tratar de uma rivalidade tão íntima quanto pública.

Definitiva Cia. de Teatro:

A Definitiva Cia. de Teatro foi fundada em 2008 com o objetivo de pesquisar a relação da música com a cena. Desde então vem buscando borrar os limites de uma e de outra, fazendo-as conviver de forma indissolúvel no que a Cia. chama, agora, de cena-música. É a busca desse lugar de encontro, de mistura e esmaecimento de fronteiras, que rege o trabalho da Definitiva.  A companhia possui cinco projetos teatrais em seu currículo, sendo quatro espetáculos:  Calabar, o elogio da traição (2008), Deus e o diabo na terra do sol (2011), A hora da estrela (2017), O som e a fúria – um estudo sobre o trágico (2020) – e uma versão compacta e revisitada do espetáculo de estreia – Calabar em concerto (2018) – em comemoração dos 10 anos de trabalho da Cia. Além destes, realizou o projeto audiovisual Cartas de arquivo (2018) em parceria com o Arquivo Nacional como parte das comemorações de seus 180 anos e duas edições de “Definitiva Cia de Teatro – em laboratório” (2021), oficina multidisciplinar para difusão da pesquisa empreendida pelo coletivo.

Serviço:

  • “Exercício de Atuação Nº 1 – Princípio da Incerteza
  • Onde: Casa de Cultura Laura Alvim (Espaço Rogério Cardoso)
  • Quando: 10 de janeiro a 15 de fevereiro de 2022
  • Dia/hora: terças e quartas, às 19h
  • Endereço:  Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema
  • Ingresso: R$10 (inteira)/ R$5 (meia-entrada)
  • Capacidade: 40 lugares
  • Duração: 70min
  • Gênero: desmontagem
  • Instagram:@definitivaciadeteatro

Ficha Técnica

  • Dramaturgia: Rosyane Trotta
  • Direção: Jefferson Almeida
  • Elenco: João Vítor Novaes e Marcelo de Paula
  • Artistas colaboradores: Betho Guedes, Livs, Paula Sholl e Tamires Nascimento
  • Direção musical: Renato Frazão
  • Direção de arte: Arlete Rua
  • Iluminação: Livs
  • Preparação corporal e Coreografia: Rosa Trotta
  • Assessoria de imprensa: Aquela que divulga
  • Prestação de contas: Alan Isídio
  • Contabilidade: VOX Contábil
  • Produção: Tem Dendê! Produções – Tamires Nascimento
  • Realização: Jefferson Almeida e Definitiva Cia. de Teatro

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via