Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos tem artigo publicado no The Conversation

Ivanir dos Santos
Ivanir dos Santos - foto de Brunno Rodrigues (1)

O texto discorre sobre o “II Relatório Sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e Caribe”, publicado em 2023 pelo CEAP em parceria com a UNESCO, onde mostra que a intolerância cresce atrelada a outros crimes, como racismo, misoginia e homofobia.

• Leia na íntegra: https://theconversation.com/relatorio-que-aponta-crescimento-da-intolerancia-religiosa-no-brasil-sera-apresentado-na-onu-224464

O artigo foi a convite dos editores do The Conversation, o site quer ampliar a cobertura deste tema diversidade.

Reconhecido em todo o mundo, Ivanir vem atuante há mais de 40 anos em prol das liberdades, dos direitos humanos, das pluralidades contra o racismo e a intolerância religiosa.

Vale ressaltar que a liberdade de religião é um direito humano. “Toda pessoa tem direito à liberdade de religião, consciência e pensamento”, é o que diz o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é um país signatário e, portanto, tem o compromisso de fazer valer esse direito em seu território.

Emblemático, o sacerdote é interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e fundador do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), e professor no Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ. Reverenciado internacionalmente, em 2019, Ivanir dos Santos participou do Ministerial Advance Religious Freedom, na ocasião foi premiado pelo departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos pela importância na luta contra a intolerância.

The Conversation é um site independente de notícias e análises, feito por jornalistas e acadêmicos vinculados às renomadas instituições de pesquisa do mundo. Lançado na Austrália em 2011, hoje forma uma rede global com sites irmãos na Nova Zelândia, Reino Unido, EUA, África, França, Canadá, Indonésia e Espanha. O portal tem uma audiência de mais de 60 milhões de leitores/mês, incluindo a audiência gerada por mais de 22 mil veículos de notícias que republicam gratuitamente o conteúdo. São mais de 90 mil acadêmicos registrados em nossa base de autores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui