O Programa Arte no Jardim, realizado nas comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia, está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (11/12) para oficina gratuita ‘Arte em Movimento: grafite com stencil, técnica de arte urbana que consiste em usar um molde vazado para transferir uma figura recortada para uma superfície plana. Para a aula prática, serão utilizados shapes de longboard, que os alunos poderão levar para casa.
Também há oportunidades para oficinas de roadie, arte com reciclagem, decupagem e pintura. Ao todo são oferecidas 30 vagas aos jovens a partir de 13 anos, sendo dez oportunidades para cada uma das três oficinas.
Os interessados poderão se inscrever neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBGmAmYqACDjaYAkEdpA8BJ3AujLpdVDPfAc5GjQW9no7JKA/viewform?pli=1. É necessário preencher o formulário e aguardar a confirmação de inscrição por e-mail.
O Programa Arte no Jardim que, entre agosto e setembro, ofereceu mais de 100 vagas e segue com oficinas a todo vapor nas áreas de artes visuais, musicalização, produção cultural, incluindo capacitação técnica de controle de drone para captação de imagens.
As oficinas acontecem no Espaço Cultural Jardim da Babilônia, na Rua Santo Amaro, 4, Babilônia/Leme. A iniciativa tem como objetivo proporcionar novas oportunidades aos moradores da região e fomentar a economia cultural local por meio de capacitação artística e digital, além de se consolidar como um espaço de reflexão, formação e transformação social por meio da arte.
Outras atividades do Programa Arte no Jardim
O Programa Arte no Jardim promove oficinas, palestras e outras atividades com renomados profissionais do setor cultural. Na quinta-feira (12/12), haverá a roda literária “O Poder Transformador do Livro: Caminhos para leitura e Letramento”, com a palestrante Márcia Cristina.
O projeto organizou ainda passeios de van para o Cais do Valongo e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Ainda há 30 vagas para os interessados em visitar os centros culturais. As inscrições podem ser feitas no link da bio oficial do programa no Instagram: @programaartenojardim.
Um grupo de adolescentes das comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia, por exemplo, já visitou o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Recentemente, também foram realizadas palestra e oficina de breaking na escola Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana, que atende vários alunos de comunidades da região. Com o tema “Construção História – Breaking”, a palestrante Andressa Colares abordou questões sobre a cultura Hip Hop e danças urbanas.
O Programa Arte no Jardim é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), com recursos provenientes de uma emenda parlamentar concedida pela deputada federal Benedita da Silva, a única fonte de financiamento desta iniciativa. Mais informações sobre o Arte no Jardim podem ser obtidas pelo WhatsApp (21) 97790-0003 ou pelas redes sociais do programa: Instagram (@programaartenojardim) e Facebook (Programa Arte no Jardim)
SERVIÇO
Vagas para as oficinas do Programa Arte no Jardim
Prazo para se candidatar: até quarta-feira (11/12)
Inscrições neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBGmAmYqACDjaYAkEdpA8BJ3AujLpdVDPfAc5GjQW9no7JKA/viewform?pli=1
Local das oficinas: Espaço Cultural Jardim da Babilônia, na Rua Santo Amaro, 4 – Babilônia/Leme.
Mais informações pelo WhatsApp: (21) 97790-0003