Em uma combinação lúdica de música, encenação e animações 2D, a Caseiras Produções Culturais apresenta, por meio do Programa Diversão em Cena, “Villa-Lobos, Cantigas e Crianças”. O espetáculo teatral infantil, baseado nas cantigas populares recolhidas e sistematizadas pelo Maestro Heitor Villa-Lobos, em sua seleção do guia prático, traz uma experiência imersiva nas tradições culturais brasileiras. Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Programa Diversão em Cena é a maior iniciativa de formação de público de teatro infantil do país.
A sessão de estreia, no dia 19 de outubro, na Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro será gratuita, convidando o público a vivenciar um mergulho nas memórias musicais do Brasil, resgatando as cantigas de roda e o universo do brincar fora das telas. O espetáculo estimula a imaginação das crianças, por brincadeiras e cantigas de rodas que pouco têm sido lembradas na vida contemporânea. Com participação do Quinteto Villa-Lobos em cena, acompanhados por Paulino Dias na percussão, cinco atores cantam e manipulam bonecos em um cenário também composto por animações 2D, inspirados no artesanato e repertório autenticamente brasileiro.
A apresentação ganha vida sob direção de Ana Luisa Lima, diretora e idealizadora do espetáculo. “Nesse projeto, tenho a honra de criar um espetáculo para crianças a partir do guia prático de Heitor Villa-Lobos. Esse CD me persegue há décadas, assim como a convicção de que precisamos formar nosso público, principalmente as crianças, com a máxima qualidade, lhes oferecendo justamente o que a grande mídia não oferece. É a arte educando ouvidos e olhos. Em um projeto acalentado há tantos anos, juntamos antigos amigos cujo trabalho e dedicação ao teatro eu sempre admirei, somados a jovens que trazem o brilho nos olhos a cada novidade apresentada. Esse processo é muito especial para mim, pelo teatro, pelos afetos e, por fim, por nossas crenças que não nos deixam desistir.”, comenta.
Composto por uma equipe artística primorosa, “Villa-Lobos, Cantigas e Crianças” conta ainda, além do Quinteto Villa-Lobos e de Paulino Dias, com os atores manipuladores de boneco Márcio Nascimento e Raquel Selig, membros da Cia PeQuod e vencedores do 8º Edição do Prêmio CBTIJ de Teatro Para Crianças – 2023 – na categoria “trabalho de formas animadas” com o espetáculo “Pluft, o fantasminha” e com a Direção de Arte de Carlos Alberto Nunes.
Este projeto é contemplado pela Lei Federal de incentivo à Cultura, com patrocínio da ArcelorMittal e co-patrocínio da Drilltec, e tem a realização da Caseiras Produções Culturais.
Serviço | Diversão em cena
“Villa-Lobos, Cantigas e Crianças”
GRATUITO
- Datas: 19 de outubro de 2024, sábado
- Horário: 16h
- Local: Ecovilla Ri Happy RJ
- Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 1008 – Rio de Janeiro/RJ
- Como participar
- Ingressos: Distribuição de ingressos duas horas antes do espetáculo na bilheteria.
Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
Mais sobre a Caseiras Produções
A proposta da Caseiras Produções Culturais está no próprio nome: a realização de projetos de forma artesanal. A Caseiras atua em diversos ramos culturais, principalmente teatro, música e audiovisual e seus projetos busca-se especialmente a brasilidade, inovação e atualização de conteúdos relevantes e históricos. Além de ter como missão difundir as culturas brasileiras e democratizar o acesso a todos os tipos de linguagens e gêneros artísticos, os projetos da Caseiras sempre dialogam com a formação de novos públicos, e no caso de um espetáculo infantil, esse objetivo torna-se ainda mais importante, já que estão sendo formados novos públicos, independente de classes sociais, democratizando verdadeiramente o acesso aos bens culturais.
Mais sobre o Quinteto Villa-Lobos
Fundado em 1962 para divulgar a música de câmara brasileira, o grupo abriu as comemorações do ano Villa-Lobos em Paris em 1987. Em 2001 se apresentou com Egberto Gismonti no Festival “Tocar La Vida” na Argentina e recebeu o Prêmio Carlos Gomes como melhor grupo camerístico do país. Em 2002 foi homenageado por seus 40 anos com a série “Quinteto Villa-Lobos – 40 Anos de Música Brasileira” no CCBB/RJ. Participou do Projeto Sonora Brasil-SESC, se apresentando em 32 cidades brasileiras. Em 2006 venceu o “Circulação de Música de Concerto” promovido pelo CEMUS-Funarte e patrocínio Petrobras, realizando 12 concertos no Nordeste. Encerrou a “Copa da Cultura” com concerto em Berlim, Alemanha.
Ficha Técnica
Elenco
- Clarissa Waldeck
- Deco Almeida
- Márcio Nascimento ou Fabricio Neri
- Raquel Botafogo
- Sophia Fried
- Paulino Dias e Marcus Thadeu- Percussão
Quinteto Villa-Lobos
- Aloysio Fagerlande e Jeferson Souza – fagote
- Cristiano Alves – clarineta
- Philip Doyle e Tiago Carneiro – trompa
- Rodrigo Herculano e Juliana Bravim- oboé
- Rubem Schuenk – flauta
Equipe de Criação
- Idealização e Direção-Geral: Ana Luisa Lima
- Roteiro: Ana Luisa Lima e Beatriz Lima
- Diretora assistente: Raquel Selig
- Direção de movimento: Laís Salgueiro
- Direção musical: Paulo Sérgio Santos e Marcílio Lopes
- Diretora Musical, Assistente e Preparadora vocal: Virgínia Van der Linden
- Arranjos: Marcilio Lopes
- Diretor de Arte: Carlos Alberto Nunes
- Cenógrafa e Figurinista assistente: Arlete Ruas
- Desenho de Luz: Celma Ungaro
- Concepção das projeções: Beatriz Lima e Nicole Schlegel
- Ilustrações: Caren Cristine
- Animações: Beatriz Lima e Oto Guerra
- Mapeamento e operação de projeções: Antonia Muniz
Produção
- Direção de Produção: Heloisa Prando
- Produção Executiva: Sonja Figueiredo e Neco Fx
- Planejamento: Beatriz Lima
- Gestão administrativa e Prestação de Contas: Janaína Santos – Marejá Gestão Cultural
- Captação de apoio: Oh Glória Produções
- Sonorização: Gugu – Pró Áudio
- Assistente de Produção – Theo Figueiredo
- Estagiária de Arte: Mariana Barboza
- Estagiário de Direção: Gabriel Peixe
- Estagiário de Produção: Pedro Telles