Estão abertas até o próximo dia 25 as inscrições para o PTAC- programa de formação de profissionais técnicos e de produção para as artes cênicas, no Rio. São 80 vagas disponíveis em cada localidade (no Centro, em Jacarepaguá e na Baixada Fluminense), sendo 20 por especialização: som, luz, palco e produção cultural. A missão é atrair jovens maiores de 18 anos com ensino médio completo e de baixa renda que querem entrar no mercado com capacitação técnica e para reciclagem de artistas e técnicos. Os interessados devem acessar o site https://www.itb.art.br/. É gratuito!
O projeto criado, em 2022, pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) formou 450 alunos em dois anos e se tornou referência de curso profissionalizante de curta duração com efetividade no mercado. E 55% dos estudantes conseguiram emprego na área, em até 3 meses após estarem formados.
“Além disso, vamos trazer mentorias, ensiná-los a fazer currículo e fazer ponte entre eles e empresas com vagas abertas”, diz Gabriel Fontes Paiva, presidente do ITB.
Os 4 cursos são divididos em 4 módulos cada, com duração total de 110 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado. Nesta última etapa, o aluno vai para o mercado de trabalho e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador.
O período de formação vai de junho a dezembro de 2024, com aulas presenciais em equipamentos culturais diversos, nas cidades parceiras. Em determinados momentos do curso, algumas aulas serão online.
Ele surgiu como uma resposta a percepção do Instituto do Teatro Brasileiro sobre a carência de formação qualificada nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas em contraponto a uma grande demanda do setor cultural por esses profissionais.
“O primeiro legado é o deixado aos alunos. Eles têm acesso a uma educação rara, conseguem trabalhos quase que imediatamente depois de se formar. O segundo legado é para a cidade. Trabalhamos na autoestima da cidade valorizando os artistas e fazedores de cultura locais, assim como a arte feita no lugar e os aparelhos culturais da região. O terceiro legado é a atenção dada aos aparelhos culturais que muitas vezes recebem melhorias em equipamentos ou reforma. O quarto legado são as conexões entre os próprios alunos, alunos e professores, alunos e instituições culturais. Estas conexões geram coletivos de artistas, novas produções, trabalhos e projetos”, relata Paiva.
Meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Serviço:
ITB – Instituto do Teatro Brasileiro
Programa PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas
Turmas para o Rio de Janeiro – Centro, em Jacarepaguá e na Baixada Fluminense.
Inscrições: De 1º a 25 de abril por meio do site www.itb.art.br
Número de vagas: 20 para Produção Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Técnico de Som e 20 para Técnico de Luz.