Festival de Teatro do Rio de Janeiro
Até 02 de novembro
A primeira edição do Festival de Teatro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 07 de outubro e 02 de novembro, é uma realização do Instituto Evoé e do Governo Federal, em parceria com a Aventura, de Aniela Jordan, Luiz Calainho e Giulia Jordan. O evento terá a sua primeira edição com 12 espetáculos que impactaram a cena teatral recentemente, como ‘Prima Facie’ e ‘Macacos’ – ambos já com lotação esgotada – e montagens como ‘O Céu da Língua’ (Gregorio Duvivier), ‘Ficções’ (Vera Holtz), ‘Não me Entrego, Não!’ (Othon Bastos), ‘King Kong Fran’ (Rafaela Azevedo) e ‘Tom na Fazenda’ (Armando Babaioff). O Festival receberá ainda a estreia carioca de ‘Cenas da Menopausa’, novo espetáculo de Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, que chega ao Rio após imenso sucesso em São Paulo.
9 de outubro
Quinta- 20h
‘O Figurante’ – Com Mateus Solano
A peça retrata o cotidiano de um figurante no audiovisual, que passa a questionar sua própria existência e enfrentar um intenso embate consigo mesmo.
Ingressos: https://www.ingresso.com/
10 de outubro
Sexta – 20h
‘Parem de Falar Mal da Rotina’ – Com Elisa Lucinda
Parem de falar mal da rotina é um fenômeno. Não se tem notícia, pelo menos no Brasil, de outro monólogo criado e protagonizado por uma mulher negra que tenha arrastado milhões de espectadores pelo país inteiro e fora dele por 22 anos. Na peça, dirigida por Geovana Pires, a atriz e autora trata o cotidiano como espaço de estreia e criatividade e não como uma repetição. Para tanto, desfila sua poesia e suas encantadoras histórias cênicas para revelar ao espectador os nossos óbvios, onde o público se vê.
11 de outubro
Sábado – 20h
‘Macacos’ – com Clayton Nascimento
O espetáculo se coloca em cena a partir do relato de um homem negro em busca outros espaços para ocupar diante do adjetivo MACACO, que nomeia a obra, a fim de refletir sobre esse adjetivo que é o mais usado como xingamento ao povo negro no mundo.
Ingressos: https://www.ingresso.com/
12 de outubro
Domingo – 18h
‘Não me Entrego, Não’ – com Othon Bastos
Comemorando 92 anos de vida e mais de 70 de carreira, o ator sobe ao palco em seu primeiro monólogo, escrito e dirigido por Flávio Marinho, relembrando suas vivências e fatos marcantes de sua trajetória.
Ingressos: https://www.ingresso.com/
Teatro Adolpho Bloch
Rua do Russel, 804 – Glória
Vozes Negras – A Força do Canto Feminino
De quinta a sábado, às 20h
Domingos, às 19h
‘Vozes Negras – A Força do Canto Feminino’ estreou em 2022 e ficou marcado pelo seu formato absolutamente inovador – com seis espetáculos diferentes ao longo de seis semanas – e por colocar no centro da cena as histórias de grandes cantoras e compositoras negras na história da música brasileira, como Carmen Costa, Elizeth Cardoso, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Dolores Duran, Alaíde Costa, Alcione, Elza Soares, Margareth Menezes, Sandra de Sá, Tati Quebra Barraco, Iza e Ludmilla.
09 a 12 de outubro | ESPETÁCULO 6 – ‘Novas Gerações’
Artistas homenageadas: Tati Quebra Barraco, Iza e Ludmilla
Sinopse: O sexto espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino, exaltará a nova geração de cantoras, homenageando três de nossas maiores estrelas: Tati Quebra Barraco, Iza e Ludmilla. Três mulheres do Rio de Janeiro, nascidas na Cidade de Deus, em Olaria e em Duque de Caxias. Três mulheres diferentes, mas que se igualam na coragem de cantar exaltando e enaltecendo a liberdade da mulher. No repertório musical, grandes sucessos de Tati, Ludmilla e Iza.
Valores: de R$ 25 a R$ 170
Vendas: https://www.ingresso.com/