Projeto Amigos da Antiga – Festa Funk na Praça da Merck, em Jacarepaguá,  com apresentações artísticas gratuitas

Data:

Amigos da Antiga – Festa Funk, celebrado anualmente e reconhecido como Ação Local pela Secretaria Municipal de Cultura desde 2015, traz a edição de 2023 uma programação cultural que resgata fundamentos, nostalgia e pertencimento dos tempos áureos do Funk Carioca. O Funk Tradicional, da década de 80 e 90, mobilizou centenas de milhares de pessoas, mensalmente, em busca de lazer, nos bailes de clubes da cidade.

Balançando, sem perder a base

Em homenagem a todos aqueles que curtiram Bailes Funk no Ginásio Madureira, Império, Country Club de Jacarepaguá, Boêmios de Irajá, Pavunense, Coleginho de Irajá, Bonsucesso, CCIP de Pilares e Renascer de Jacarepaguá, onde será celebrado a velha guarda do Funk Carioca, no sábado (19 de agosto), a partir das 15h, na Praça da Merck, em Jacarepaguá, com apresentações artísticas, gratuitas, da Equipe Live, Adriano DJ, MC Duda do Borel, Jefin DJ, Mano Cakal MC e MC Shock. Aberto ao público.

Uma realização do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP, tem em sua gênese de formação, a valorização da Cultura Negra, tradicional e contemporânea, como estratégia de mobilização social para combater o racismo e a intolerância religiosa. Desde 1979, ainda na Associação dos Ex-alunos da Funabem – ASSEAF, grupos culturais de promoção da música negra no Rio de Janeiro são abrigados, recebendo apoio e incentivo para o desenvolvimento de suas práticas artísticas como ferramenta pedagógica de transformação social e econômica.

Grupos Vissungo, ATICON, Afroreggae, Instituto Black Bom, Rede Carioca de Rodas de Samba e o Movimento de Mulheres Sambistas, são alguns desses que, impulsionados pelo CEAP, ao longo de suas trajetórias desenvolveram importantes projetos artísticos e de pesquisas, contribuindo significativamente para o posicionamento da cidade como referência cultural na produção da arte negra, popular e criativa, impulsionando expressões da Cultura Carioca, em especial o Samba e o Funk, nacional e internacionalmente. Projetos como o TIRO INCIAL (Gravação do 1º LP de Rap Nacional do Rio de Janeiro), VIBRAÇÕES POSITIVAS (Programa de rádio FM com milhares de ouvintes da música negra); e O SENHOR DO TREM (Curta-metragem de animação em homenagem a Velha Guarda da Portela); marcam o potencial inventivo e a coerência nos conteúdos produzidos, para além dos imensuráveis resultados alcançados.

Reforçando a importância da cultura popular para o desenvolvimento social e econômico, o CEAP através do Ponto de Cultura JPA Afro Cultural, realiza de forma sistêmica e estratégica, desde 2013, um programa permanente de ações culturais pedagógicas, de valorização das Culturas de Matrizes Africanas na Região de Jacarepaguá, com objetivo principal de promover o combate ao racismo e a intolerância religiosa no território”

Marcelo Santos, organizador do evento e Secretário Executivo do CEAP, defende: “O evento foi criado por um grupo de amigos da Merck, para matar a saudade de uma época boa e reunir as famílias, mas hoje traduz o sentimento de diferentes grupos que fazem festas e bailes para celebrar o funk antigo em diferentes territórios da cidade, todos os meses”.

O encontro contará com espaço KIDs para crianças, com brinquedos e brincadeiras. Marcelo Santos afirma ainda que, “É importante destacar o potencial de transformação social e econômico identificados entre os resultados. São dezenas de postos de trabalho gerados direto e indiretamente e neste ano, temos como meta a arrecadação de 1 tonelada de alimentos”.

Os organizadores pedem 1k de alimento não perecível (haverá um ponto de coleta), visando a distribuição para famílias em situação de vulnerabilidade social, moradoras da região.

Serviço: Amigos da Antiga – Festa Funk.
Local: Praça da Merck – Jacarepaguá.
Data: 19/08/2023
Horário: 15h às 22h.
Realização: CENTRO DE ARTICULAÇÃO DE POPULAÇÕES MARGINALIZADAS – PONTO DE CULTURA JPA AFROCULTURAL

Programação:
EQUIPE LIVE
ADRIANO DJ
MANO KACAU RELÍQUIA DO FUNK
JEFIN DJ
MC DUDA DO BOREL
ADRIANO DJ
MC SHOCK DA MERCK
JEFIN DJ

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

Rock in Rio Lisboa começa hoje com edição especial que celebra os 20 anos de história

Faltam poucas horas para o início da histórica edição...

Vivo na Praia de volta a Ipanema

O projeto Vivo na Praia, promovido pela Vivo, está de...
Compartilhe
Send this to a friend