Projeto Arte de aMAR mobiliza escolas públicas do Rio com ações educativas e ambientais

Mais de um milhão de toneladas de plástico são lançadas anualmente no oceano no Brasil, de acordo com o relatório Fragmentos da Destruição. Como forma de ajudar na transformação desse cenário, o projeto Arte de aMAR está de volta às escolas públicas do Rio de Janeiro com uma nova edição repleta de atividades lúdicas e educativas voltadas à preservação ambiental. Este ano, o tema central é “Salve Amazônia Azul”, que convida os estudantes a refletir sobre a importância da conservação da imensa área marítima brasileira, rica em biodiversidade e recursos naturais.

Realizado pela Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro, a iniciativa mobiliza estudantes de 27 escolas públicas do Rio de Janeiro a discutirem a respeito da problemática do plástico no mar, por meio de oficinas presenciais, dinâmicas interativas e materiais audiovisuais. A ação ainda conta com o apoio do time de mascotes “Turminha dos ODS”, que ajudam a traduzir conceitos sobre sustentabilidade com o auxílio de cartilhas educativas.

O projeto atende alunos da Pré-Escola, 1º ao 9º ano, EJA e Escolas Especiais das escolas públicas do Rio de Janeiro, pertencentes à 1ª, 2ª, 7ª e 8ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). As instituições estão localizadas em 13 bairros: Centro, Maracanã, Catete, São Conrado, Botafogo, Taquara, Curicica, Bangu, Magalhães Bastos, Deodoro, Realengo, Jardim Sulacap e Padre Miguel.

Já no primeiro mês desta edição, duas escolas receberam o projeto: a Escola Municipal Tia Ciata, na Praça Onze, e o Espaço de Desenvolvimento Infantil Bárbara Ottoni, no Maracanã. As atividades contemplaram 23 turmas e impactaram cerca de 450 alunos com idades entre 4 e 11 anos. Na edição anterior, o Arte de aMAR alcançou resultados expressivos, impactando mais de 5 mil alunos distribuídos em mais de 200 turmas, reafirmando a força transformadora da arte e da educação ambiental nas escolas públicas.

“Ficamos muito felizes em ver o projeto ganhar força a cada edição. Nossa meta é chegar a ainda mais crianças e jovens, ampliando o impacto e inspirando novos olhares sobre sustentabilidade e cidadania”, destacam os idealizadores Maria Marques e Felipe Mattos, que seguem comprometidos em levar cultura, criatividade e conscientização ambiental para diferentes territórios da cidade.

Além das oficinas, o Arte de aMAR promove um Concurso Cultural de Artes Visuais, desafiando os alunos a criarem obras a partir de resíduos plásticos como tampinhas, lacres e embalagens. Os destaques do concurso serão premiados com tablets, camisetas exclusivas e terão as produções publicadas no Livro de Artes do projeto.

Como uma forma de valorizar o trabalho feito ao longo do semestre, o projeto realizará uma Exposição de Artes com as melhores obras, seguida de uma Cerimônia de Premiação. Todos os detalhes sobre inscrições, divulgação de resultados e local da premiação serão comunicados por e-mail aos professores orientadores e também pelo site oficial: www.artedeamar.org.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura, o Projeto Arte de aMAR é uma realização da Equipe F3 Esporte Cultura e do Instituto Gas Petro, com patrocínio da Concessionária VIARIO, da Estácio, do Instituto Yduqs, da BrazilShip, da MGAS Comercializadora e do Grupo GSH.

Mais sobre a Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro:

A Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro atuam como agentes de transformação nos campos da educação, cultura, esportes e desenvolvimento social desde 2006. Cada projeto é adaptado às necessidades específicas de cada cliente, com o objetivo de gerar um impacto positivo e duradouro. Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às ações globais voltadas à promoção da atividade física, a Equipe F3 e o IGP buscam contribuir para um mundo mais sustentável e inclusivo, integrando os princípios de ESG em todas as suas operações.

Serviço: 

Workshops e Concurso Cultural – Projeto Arte de aMAR

Locais: 27 escolas públicas do Rio de Janeiro, pertencentes à 1ª, 2ª, 7ª e 8ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

Período do projeto: 30/06 até 26/11

Mais informações: www.artedeamar.org

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio