Projeto cultural forma artistas e empreendedores e celebra encerramento com espetáculo no Rio

No próximo dia 24 de outubro, o Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro, será palco do evento “Minha Dança. Minha Profissão. Qual é o Caminho das Pedras?”, que marca o encerramento do projeto Dançar, Empreender e Vencer. A iniciativa reuniu, ao longo de seis meses, cerca de 120 alunos em oficinas de dança e cursos de gestão  e empreendedorismo cultural no Rio de Janeiro e em Petrópolis, unindo formação artística e empreendedorismo.

A programação inclui a apresentação da coreografia CHS Dancing, com trabalhos assinados por professores e alunos de ballet clássico, danças urbanas e danças populares. Também será exibido o resultado do curso de gestão e empreendedorismo cultural: os participantes da turma do Rio irão apresentar seus projetos-piloto em formato de pitch, fruto da formação “Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural”.

Formação gratuita e resultados concretos

Realizado com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – Lei do ICMS e do Instituto BAT Brasil, idealização e realização da Arte Cultura LTDA, o projeto ofereceu cursos gratuitos de dança e gestão cultural. Em Petrópolis e no Rio (São Cristóvão), foram 32 aulas teóricas e práticas e mentoria individual que ensinaram os alunos a conceber projetos, elaborar orçamentos, captar recursos e compreender as leis de incentivo à cultura.

No Rio, a turma do curso “Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural” contou com uma metodologia híbrida: aulas teóricas, atividades práticas no formato Mãos na Massa, uma apostila digital de 300 páginas e acompanhamento por meio de mentorias individuais. O apoio foi essencial para que cada participante desenvolvesse seu projeto-piloto, que será apresentado em pitch durante o evento de encerramento.

O impacto já aparece nos resultados, dentre 50 alunos dos cursos de gestão: três alunos foram contratados para integrar a equipe da Arte Cultura LTDA, atuando em produção, social media e audiovisual. Nas oficinas de dança, cerca de 80 participantes aprimoraram técnica, coordenação e criatividade, além de experimentarem modalidades como jazz, hip hop e dança para maturidade.

Legado cultural

Além dos espetáculos de encerramento, o projeto vai gerar dois produtos culturais: um livreto digital e impresso, com imagens e depoimentos dos participantes, e um documentário em vídeo, que será lançado no canal da Arte Cultura no YouTube.

Para Patricia Castro, gestora cultural e diretora do projeto, o grande diferencial está em preparar artistas também como empreendedores.

“O projeto chega ao fim, e já deixa saudades. Foi maravilhoso ver o crescimento de todos que estiveram conosco. Queremos que os alunos saiam fortalecidos não só como artistas, mas como pessoas e profissionais preparados para transformar o seu ofício em produto cultural, gerar empregos, renda e sobreviver de sua própria arte”, afirma.

Serviço
“Minha Dança. Minha Profissão. Qual é o Caminho das Pedras?”
Dia:  24 de outubro
Horário: das 14h30h às 17h30 (Credenciamento às 13h30)
Local: Teatro Alcione Araújo – Biblioteca Parque Estadual, Rio de Janeiro
Valor: Entrada gratuita
Endereço: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20071-004

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio