Projeto de dança e teatro inclusivo promove autonomia e sociabilidade para jovens e crianças PCD’s e neuroatípicas em periferias do Rio

O projeto, que promove aulas de dança e teatro gratuitas para jovens e crianças PCD ‘s e neuroatípicas na Baixada Fluminense e na Ilha do Governador -”Cultura que Transforma” – é realizado pela Di Blasi Gestão, com patrocínio da NTS, por meio da Lei Rouanet de Incetivo à Cultura, através do Ministério da Cultura. Ao todo são quatro núcleos contemplados pela iniciativa na periferia: três na Baixada (Nilópolis e Duque de Caxias – cidade beneficiada com dois espaços) e um na zona norte, na Ilha do Governador (Tauá, Praia da Bandeira), região metropolitana do Rio de Janeiro.  

As inscrições seguem abertas até junho e podem ser feitas por um dos responsáveis legais dos menores através do site: www.diblasigestao.com. Entre os principais objetivos do projeto estão, não somente promover um trabalho de protagonismo, mas também de reconhecê-los como potência revelando seus talentos – que, por diversas vezes, são ignorados pela sociedade. 

Para Aline Daniel, mãe do aluno Carlos Daniel, o projeto alcança as pessoas para além da questão lúdica. ”No caso do meu filho, que tem autismo, existe uma dificuldade de interação, de se comunicar e de demonstrar sentimento de forma clara. Eu percebo que o teatro e a dança ajudam muito ele nessa questão da comunicação, inclusive na hora dele fazer amizade e interagir com outras pessoas”, destaca Aline.

O ”Cultura que Transforma” presta assistência gratuita e luta pelos direitos das pessoas com deficiência. O projeto toca oficinas e atividades artísticas para que todos os jovens e crianças contemplados consigam se expressar sem limitações e sejam percebidos como indivíduos atuantes na sociedade.

Núcleos (também para inscrição no local): 

– Duque de Caxias: Jardim Gramacho – R. Bragança, 31 – Jardim Gramacho, Duque de Caxias – RJ, 25056-320
IDE – Inclusão e Desenvolvimento Pelo Esporte

– Duque de Caxias: Jardim Anhangá – Rua Mm, lote 18, quadra 48 – Jardim Anhangá, Duque de Caxias – CEP 25264-677
Instituto João Gonçalves da Silva

– Nilópolis – Rua João Rodrigues da Cunha, 1309 – Nova Cidade, Nilópolis – RJ, 26510-056
ONG João e Maria

– Ilha do Governador – Estr. do Dendê, 563 – Tauá, Praia da Bandeira – Rio de Janeiro – RJ, 21920-000

ONG Superação 

Related posts

“Marginal Genet” estreia dia 02 de janeiro de 2025

Shopping Metropolitano Barra traz espetáculo infantil baseado em Moana neste domingo

Breaking do Verão 2025: competição internacional acontece na Fundição Progresso