Projeto EDUC FASE II comemora resultados de ações socioambientais em comunidades de Duque de Caxias

Disseminar conhecimentos e hábitos sobre boas práticas ambientais foi o desafio assumido pelo Projeto EDUC Fase II, desde 2021, em Duque de Caxias. A iniciativa, realizada pela ONG Guardiões do Mar, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, busca promover o protagonismo comunitário na busca por soluções para os desafios socioambientais locais, mobilizando jovens, líderes comunitários, educadores e moradores para a causa. Após três anos de atuação em localidades do município, nesta fase, o Projeto encerra mais uma etapa comemorando os resultados alcançados.

Neste período, o Projeto atuou com diversas ações, em espaços formais, como escolas, e não formais, como praças e campos de futebol, localizados no Centro de Campos Elíseos, Saraiva, Bom Retiro, Parque Marilândia, Parque Império, Jardim Primavera, Saracuruna e Xerém.

As principais atividades desenvolvidas foram: diagnóstico socioambiental, escolinha de futebol, oficina de teatro, oficina de formação para lideranças, bazares verdes, com a utilização da moeda verde Educoin, ações ambientais educativas e inclusivas em escolas municipais e gincanas de coleta seletiva.

Além disso, o Projeto promoveu a segunda formação do primeiro ecoclube da Baixada Fluminense, composto por 24 adolescentes, e o coletivo de Jovens Agentes Ambientais, integrado por oito jovens, que realizou coleta seletiva periódica, por meio de triciclos, em 160 domicílios cadastrados nas localidades atendidas.

Ao todo, mais de 3.237 pessoas foram impactadas direta ou indiretamente pelas ações do Projeto EDUC Fase II em Duque de Caxias.

Além da disseminação de informações e boas práticas ambientais, o Projeto conseguiu recolher, nesta fase, por meio da coleta seletiva nas residências e demais ações, como bazares e gincanas, 11 toneladas de resíduos, que poderiam ir parar nos rios e mares.

“O Projeto EDUC transforma vidas nas comunidades, por meio da educação ambiental, coleta de resíduos recicláveis e atividades que vão além, como futebol, teatro e desenvolvimento de lideranças. Inspirando mudanças concretas, o projeto fortalece a consciência ecológica e impulsiona práticas sustentáveis, construindo um futuro mais responsável e positivo para todos. Estamos muito felizes com os resultados alcançados e que venham mais fases e novos desafios, para que possamos somar forças e desenvolver propostas e soluções junto às localidades!”, destaca o coordenador-geral do Projeto EDUC, Flávio Rabelo.

Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas

Como um dos signatários do movimento Plastic No Thanks, o projeto se dedica a mitigar os impactos da produção, consumo e descarte de plásticos, com ênfase em itens de uso único, como copos e canudos. Além disso, a ONG Guardiões do Mar, que lidera o projeto, é uma parceira oficial no Brasil para a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas (2021-2030), promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Todas as ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Projeto: facebook.com/projetoeducoficial e instagram.com/projetoeducoficial

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital