As árvores desempenham funções primordiais para a manutenção da vida e do bem-estar no planeta. Com o intuito de sensibilizar a população para a defesa de nossas florestas, é comemorado em 21 de setembro o Dia da Árvore. Em Duque de Caxias, para celebrar a data, o Projeto EDUC Fase II — desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — realizará uma edição especial do ‘Bazar Verde – Informar para Prevenir’. A atividade ocorrerá no dia 20/09, das 10h às 15h, no Colégio Estadual Alexander Graham Bell, em Jardim Primavera.
Durante o evento, o público poderá adquirir itens como roupas, calçados e brinquedos usados. Para “comprar” esses produtos, basta levar a partir de cinco unidades de materiais recicláveis, como papelão e plásticos — embalagens de shampoo, detergente, garrafa pet, copo de guaraná, entre outros — para trocar por cédulas da moeda verde EDUCoin na “casa de câmbio” instalada no Bazar. Cinco unidades de resíduos equivalem a 0,5 EDUCoin e dez a 1,0 EDUCoin.
Com a utilização da Moeda Verde, o Projeto EDUC pretende apresentar, na prática, conceitos como economia circular, redução de resíduos, reaproveitamento de materiais, conservação de recursos hídricos, comércio justo, entre outros valores que podem tornar o mundo um lugar melhor.
“O Dia da Árvore é uma importante data para lembrarmos da importância de defender nossas florestas. Além de contribuírem para a absorção de gás carbônico, elas protegem corpos d’água, são abrigos para animais, equilibram o clima, entre outros inúmeros benefícios que proporcionam ao planeta. O Bazar Verde tem como objetivo mostrar que todos nós podemos colaborar com a conservação do meio ambiente, seja revendo hábitos, fazendo escolhas mais conscientes ou exigindo políticas públicas em prol da natureza”, destaca a articuladora socioambiental do Projeto EDUC Fase II, Rosilene Baranda.
Os adolescentes do Ecoclube UNIJADC e jovens do Coletivo de Agentes Ambientais Comunitários, do Projeto EDUC Fase II, estarão presentes para contabilizar e gerenciar o material reciclável arrecadado no Bazar Verde.
A população contará também com diversas atividades lúdicas e interativas de educação ambiental, como jogos, brincadeiras, exposição de animais marinhos in vitro e distribuição de brindes.
“O projeto EDUC Fase II desperta nos moradores a consciência de preservação, a cidadania e o trabalho em grupo. As pessoas passam a entender que precisam cuidar do seu meio, preservar e que o futuro depende do equilíbrio. Mudar hábitos, transformar e o exemplo arrasta”, define o coordenador geral do Projeto, Flávio Rabelo.
Coleta seletiva
O Colégio Estadual Alexander Graham Bell, onde ocorrerá o Bazar Verde, também abriga o Ecoponto do Projeto EDUC Fase II. Lá estão instalados os contentores para onde são levados os resíduos coletados pelo coletivo de Agentes Ambientais Comunitários. A coleta é realizada periodicamente pelos jovens, em bicicletas adaptadas, nas residências cadastradas nas localidades de atuação do Projeto.
Ao chegar ao Ecoponto, o material é recebido e contabilizado pelos Agentes, que doam os resíduos para a Cooperativa Rede Recicla Verde, parceira do Projeto EDUC Fase II.
Além de sensibilizar a população sobre a importância do correto descarte dos resíduos sólidos, o Projeto EDUC Fase II objetiva com esta e outras ações fomentar o protagonismo juvenil, estimulando os jovens a serem agentes de transformações de suas realidades.
Serviço:
Evento Bazar Verde – Informar para Prevenir
Data: 20/09/2023
Horário: 10h às 15h
Local: Colégio Estadual Alexander Graham Bell – Jardim Primavera – Duque de Caxias – RJ
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Projeto EDUC Fase II
O Projeto EDUC Fase II conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e visa promover o protagonismo comunitário para a proposição de soluções aos problemas socioambientais identificados, sensibilizando adolescentes, jovens, lideranças, educadores e moradores.
Nesta segunda fase, novas comunidades caxienses estão sendo atendidas. Além de Campos Elíseos, Saraiva, Parque Bom Retiro e Parque Marilândia, incluídas na primeira fase (2018-2020), o Projeto passou a atuar nos bairros de Saracuruna, Xerém, Jardim Primavera e Parque Império. Assim como ocorreu na fase I, foi produzido também um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, para que possam ser trabalhadas de forma participativa.
Também estão ocorrendo ações integradas, como as oficinas para lideranças comunitárias, visando preparar os participantes para o enfrentamento de problemas cotidianos – como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. Todas as ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Projeto: facebook.com/